Pioneiro no mercado, o “Seguro Adega” protege patrimônio de colecionadores de vinhos contra roubo, riscos de incêndio, explosão, inundação, desmoronamento, granizo, entre outros.

A adega tem assumido papel de destaque em muitos lares brasileiros por amantes de vinhos, refletindo uma tendência do aumento do consumo da bebida de baco no país. A bebida não só proporciona prazer como também pode ser vista como um investimento, já que muitas garrafas chegam a valer verdadeiras fortunas. O mercado de vinhos raros é um segmento de alto valor.

Muitos colecionadores, além de grandes apreciadores e conhecedores de vinho, não medem esforços para obter garrafas que tenham significado histórico, rótulos raros ou vintages específicos. Uma garrafa de vinho raro pode chegar a valer milhares ou milhões de reais.

A proteção de adegas por um seguro específico foi desenvolvida pela Chubb Brasil Cia de Seguros a partir do conhecimento acumulado pela seguradora, na cobertura de bens de alto valor nos Estados Unidos e na Europa.

Antenada a essas novas tendências, a Solutions,  empresa mineira especializada em seguros, abraçou a novidade e apresenta agora para o público brasileiro o “Seguro Adega” – a nova modalidade de seguro desenvolvida para proteger o patrimônio representado pelas coleções particulares armazenadas nestas adegas.

 “O seguro adega é uma inovação que atende a uma demanda crescente de mercado”, afirma o CEO da Solutions, Sérgio Frade. “Cada vez mais tem aumentado no país a paixão por vinhos de qualidade e o que temos percebido é também um grande número de pessoas que investem em coleções de vinhos, sendo importante proteger esse patrimônio contra os riscos de perdas”, explica.

Frade explica que os benefícios de se contratar o seguro adega são diversos. Além de proteger o patrimônio, o seguro também oferece tranquilidade e segurança aos proprietários de vinhos. Em caso de sinistro, o seguro cobre os custos de reposição dos vinhos perdidos, bem como os danos causados à adega. “De forma geral, o “Seguro Adega” garante cobertura dos vinhos contra todos os riscos, enquanto eles permanecem estocados na adega”, conclui.

Mercado Milionário

O mercado de vinhos no mundo registra cifras superlativas. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) a produção mundial chegou a 258 milhões de hectolitros em 2022 e o consumo global foi de 232 milhões de hectolitros. No ranking dos países que mais consomem a bebida estão Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. O Brasil aparece em 14º lugar.

Outro setor que tem crescido com o aumento da procura de vinhos raros é o de leilões.  Muitos rótulos são disputados por colecionadores do mundo inteiro. Muitos destes colecionadores são inspirados pela emoção de possuir algo raro, caro ou verdadeiramente único e podem passar anos ou até décadas à procura de uma garrafa especial. É por isso que tamanho investimento e cuidado precisa ser zelado. A proteção de um vinho raro com um seguro adega traz segurança e tranquilidade para esses colecionadores.