·         SINTRAM, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano participa da ação apoiando na produção e distribuição de informativos nas estações, no interior dos ônibus e no exterior da frota (backbus).

·         População poderá utilizar o serviço Emergência MG para acionar as forças de segurança

A campanha Emergência MG no Transporte Público, para conscientizar a população sobre o acionamento das forças de segurança em caso de furto, roubo e importunação sexual, foi lançada na semana passada pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano (SINTRAM).

O serviço de atendimento virtual Emergência MG é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e Corpo de Bombeiros Militar via chat. O serviço pode ser acionado por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Para o SINTRAM, o transporte público é um direito fundamental e essencial para milhões de pessoas. É um meio de locomoção que conecta sonhos, aproxima realidades e impulsiona o desenvolvimento das cidades. No entanto, essa jornada diária nem sempre é tranquila e segura. Furtos, roubos e importunação sexual são crimes que infelizmente ainda acontecem, causando medo, insegurança e constrangimento aos passageiros.

“Acreditamos que o transporte público deve ser um espaço seguro e acolhedor para todos. Por isso, estamos engajados em uma campanha de conscientização para combater esses crimes e promover um ambiente de respeito mútuo entre os passageiros”, destaca o presidente do SINTRAM, Rubens Lessa Carvalho.

“Milhares de pessoas utilizam o sistema de transporte público metropolitano todos os dias. Queremos garantir que elas tenham segurança durante seus deslocamentos, e o Emergência MG é um grande aliado para que o usuário seja amparado com agilidade em caso de incidentes”, considera o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla.

O SINTRAM participa da ação apoiando na produção, distribuição e fixação de cartazes dentro dos ônibus, estações e terminais do transporte metropolitano. Alguns veículos receberam backbus (anúncio na parte externa traseira do ônibus) e circulam pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) promovendo a campanha. Ainda haverá divulgação nas redes sociais e nos painéis digitais das estações do metropolitano, do Metrô e da rodoviária de BH.