Distrito que fica a 25 km de Belo Horizonte recebe de 4 a 9 de abril a 1ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos

Um paraíso pertinho de BH, a pouco mais de 20 quilômetros da capital mineira. Natureza, aventura, sossego e plenitude. O local bucólico e verde, próximo da metrópole, de fácil acesso e bonito por natureza, dará lugar a invasão de fantoches de todo o planeta, oportunamente durante a semana santa.

Pela primeira vez o distrito de Macacos, oficialmente chamado de São Sebastião das Águas Claras e que pertence à Nova Lima, irá receber a Mostra Internacional de Teatro de Bonecos. Idealizado por Catin Nardi e seu Teatro Navegante de marionetes, a mostra tem o objetivo principal de democratizar o acesso a esta específica arte, levando a interpretação teatral de marionetes para fora dos eixos, além de oferecer o que há de melhor desta secular arte, contando com a participação de artistas renomados do Brasil e do exterior.

Totalmente gratuita, a 1º Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos irá contar com uma programação diversa, recheada de atrações, e além dos espetáculos, o público também poderá contar com oficina, palestras e workshops que abordarão a temática: “As linguagens teatrais durante e após a pandemia”. A programação acontece de 4 a 9 de abril, com intervalo na sexta-feira santa.

Idealizada por Catin Nardi, a mostra chega a localidade porque é nela em que atualmente se encontra o ateliê de seu mentor. Catin é argentino e radicado no Brasil desde 1990. Participa desde o ano de 1994 com os espetáculos do Teatro Navegante de Marionetes dos principais circuitos de festivais do Brasil e do exterior, como em seu país natal e na Europa.

Além de outros trabalhos, o artista já colaborou com produções da TV Globo, como a minissérie Hoje é dia de Maria (2005), obra de Luiz Fernando Carvalho, aclamada pelo público e pela crítica, e que tinha seus bonecos contracenando com a pequena Maria, personagem da atriz Carolina Oliveira.

“A mostra desse ano ganha outra cidade. O festival já acontece há muitos anos. A 11ª edição da Mostra Internacional de Mariana ocorre logo depois de Macacos. Eu moro em Macacos e isso me motivou muito. A expectativa é muito grande. Os espetáculos serão no Centro, em meu ateliê, no bairro Capela, na Escola Municipal de Macacos, no Jardim Canadá… A programação vai ser bem diversificada, e tenho certeza que será primeira de muitas edições”, afirma Catin Nardi.

A 1ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos conta com a presença de artistas de outros países, e até de uma tradição circense, o circo de pulgas:

“De Santa Catarina vem o pessoal da Cia Mútua, com o espetáculo que é um circo de pulgas, do Rio Grande do Sul vem a Cia Lumbra que faz um trabalho de sombras incrível, além de Gabriel Felds, que faz bonecos com o próprio corpo. De Goiás e Brasília vem Chico Simões e Casa Moringa trazendo a tradicional arte do mamulengo, de São Paulo a Cia Circo de bonecos traz um espetáculo circense muito legal. Daqui de Minas o Grupo Girino com um espetáculo de bonecos de mesa belíssimo. Anna Göbel que é artista plástica e apresenta bonecos junto ao lançamento de seu livro. Eu apresento meu espetáculo de marionetes de fios, o Pocket Show e o desfile de bonecos gigantes Blconeco que contará com todos os artistas convidados. Teremos João Corgozinho e Geraldo Frei presentes com marionetes.  Teremos uma feira de livros temáticos, e os convidados internacionais, que serão, Amândio Anastácio da Cia Alma Dárame que vem dar uma palestra sobre a contemporaneidade na arte das formas animadas, Carlota Riveros do Chile com um espetáculo que acontece dentro de uma mala! E os Argentinos Rafa Alpargatas e Juan Venturini com seus títeres de luva. Teremos ainda a participação de Gilberto Todt e LA fontes com voz e violação na cerimônia de abertura. E para fechar com chave de ouro teremos duas exposições nos ateliês de Leandro Marra com bonecos de todo mundo e no meu ateliê com marionetes da minha autoria. Acho que vai ser bem divertido, emocionante. Acho que a população vai gostar e a gente vai encher Macacos, e esperamos convocar muitos turistas e amigos para comparecer e se divertir junto com a gente”, decreta Catin.

O evento é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e é uma realização de Catin Nardi e seu Teatro Navegante, conta ainda com a produção da Sala de Ideias, coprodução de Eu amo Macacos e o apoio das associações comunitárias e de turismo, além do apoio de pousadas e restaurantes locais.

O encontro é uma ótima pedida para os amantes das artes cênicas, e para o público em geral, já que os bonecos encantam pessoas de todas as idades. Programa ideal para toda a família. A mostra é uma ótima oportunidade para conhecer os maiores bonequeiros do Brasil e do mundo, além da beleza peculiar de Macacos. Vale a pena conferir.