Jogo das quartas de final foi na noite desta quinta-feira (23), no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, diante de Etcheverry e Schwartzman, contando novamente com o apoio da torcida. Em busca da vaga na final, o mineiro e o colombiano enfrentarão os franceses Dumbia e Reboul

Com uma ótima atuação, o mineiro Marcelo Melo e o colombiano Juan Sebastian Cabal conquistaram a segunda vitória no Rio Open e estão na semifinal do ATP 500, disputado nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Cabeças de chave 2, Melo e Cabal não deram chances aos adversários, na noite desta quinta-feira (23), marcando 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 56 minutos, diante dos argentinos Tomas Martin Etcheverry e Diego Schwartzman.

Em busca da vaga na final, o mineiro e o colombiano enfrentarão os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, que derrotaram os norte-americanos Nathaniel Lammons e Jackson Withrow por 7/5 e 6/4, também nesta quinta-feira.

“Jogamos muito bem desde o primeiro ponto. Acho que o principal foi a clareza da maneira de jogar que conseguimos executar até o último ponto. Não demos chance alguma a eles durante a partida. Começamos bem e isso deu muita confiança para nós. Eu diria que foi um jogo redondo, bem redondo mesmo, com um erro ou outro normal, sem nenhuma falha tática, nem técnica. Então foi um dia bem positivo para aproveitar para a próxima rodada”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss e Asics.

Melo e Cabal dominaram a partida do começo ao fim. No primeiro set, com duas quebras, no quarto e no sexto games, venceram por 6/1. Veio o segundo set e a dupla manteve o mesmo ritmo, impondo seu jogo. Também com dois breaks, logo no primeiro e, depois, no quinto game, ganharam por 6/2, comemorando a vaga na semifinal, junto com a torcida que, mais uma vez, empurrou a parceria em busca da vitória.

Jogando pela primeira vez juntos, o mineiro e o colombiano formaram a dupla para este torneio no Rio. Esta é a 17ª temporada seguida de Melo como profissional. No ranking mundial de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), tem 1.870 pontos, na 41ª colocação. Cabal é o número 24 do mundo, com 2.730 pontos.

Homenagem para Bellucci – Na noite de quarta-feira (22), o paulista Thomaz Bellucci encerrou sua carreira como tenista profissional. Ele foi homenageado no Rio Open e recebeu uma placa comemorativa por sua trajetória no tênis. Marcelo Melo estava entre os que participaram desse momento que marcou o início de uma nova etapa na vida do atleta.

“Quero dar os parabéns ao Thomaz. Fez tudo que podia para representar o Brasil da melhor maneira possível. O tênis brasileiro curtiu muito o seu jogo e a sua carreira. Foram vitórias incríveis! Desejo boa sorte na sua nova jornada”, comentou Melo.

Seis vitórias em 2023 – Em Adelaide, na Austrália, na abertura da temporada 2023, Marcelo Melo somou quatro vitórias ao lado do norte-americano Mackenzie McDonald. Agora, no Rio Open, são duas com Cabal. Em 2022, terminou com 32.

Recordista em títulos, participações em Grand Slam, ATP Finals e semanas no topo do ranking – Marcelo Melo, 39 anos, é recordista brasileiro em número de títulos, 36 conquistas. Dos títulos, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e nove Masters 1000, além de dez ATP 500 e 15 ATP 250. Tem o recorde, também, em semanas no topo do ranking da ATP – 56, único brasileiro na história a ser número 1 do mundo em duplas. E esteve entre os Top 10 por oito temporadas seguidas. É recordista em participações em Grand Slam, com 61 edições, e em presença no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020. Em 2019 chegou a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.

O primeiro título de Marcelo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam, além de um vice em Londres (2013) e um vice (2018) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Xangai 2018 chegou ao nono, depois de ganhar Xangai (2013 e 2015), Paris (2015 e 2017), Toronto (2016), Cincinnati (2016), Miami (2017) e Madri (2017).

Temporada 2022

Campeão
ATP 500 de Tóquio, no Japão

Vice-campeão
ATP 250 de Adelaide 1, na Austrália
ATP 250 de Lyon, na França
ATP 250 de Newport, Estados Unidos
ATP 250 de Los Cabos, no México