O bloco é infantil, mas por trás dele estão alguns dos nomes mais conhecidos do carnaval de Belo Horizonte. O Bloco Sol na Mão, que faz seu cortejo neste sábado (25/02), é regido por Rodrigo Magalhães, dos blocos Juventude Bronzeada e Havayanas Usada. Quem puxa o trio é a cantora Pri Glenda, puxadora do Juventude Bronzeada e semifinalista do programa Ídolos, da Record. 

Fundado em 2018,  junto com a abertura da escola Casa Fundamental, o Bloco Sol na mão é um momento de diversão, mas também de aprendizagem. “Digo que é um espaço de alfabetização, ou seja, um espaço onde crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar têm oportunidade de reconhecer códigos fundamentais relacionados à música, à cultura popular brasileira, ao território e à importância de uma ocupação comunitária, cidadã e gentil dos espaços públicos, à conscientização para as relações humanas e socioambientais” explica Maria Carolina Mariano, diretora da escola e uma dos idealizadores do bloco. 

Os ensaios para o Carnaval 2023 acontecem desde o final do ano passado na escola. A bateria é formada por pais, professores, diretores, alunos e amigos da escola. Rodrigo, o primeiro professor de música da Casa Fundamental, é quem coordena tudo. Este ano, o tema do cortejo é “Plucnt, Plact, Zum… boa viagem!”, que dialoga com projetos e processos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.

O nome do bloco surgiu inspirado pela música O Homem Falou, de Gonzaguinha, e o repertório é uma homenagem ao cancioneiro popular brasileiro, aos grandes nomes da música popular brasileira como Gilberto Gil, Raul Seixas, Alceu Valença, Jorge Ben Jor, Novos Baianos, Milton Nascimento, dentre outros.

“No contexto da escola, o bloco é um importante espaço para que as famílias se conheçam e se reconheçam, e que a comunidade da escola cresça fortalecida a partir das relações mais respeitosas e gentis” finaliza Maria Carolina. 

Todos estão convidados! 

Serviço 

BLOCO SOL NA MÃO

Data desfile: 25/02, sábado

Concentração: 8h

Saída do cortejo: 9h

Local: Casa Fundamental – Rua Castelo de Lisboa, 392, Bairro Castelo