Empresa registra aumento de 25% nas passagens de veículos para revisão e uma alta de 50% em 2022. Entre os fatores estão o atendimento personalizado, a expansão de nova unidade, grande estoque e novo Centro de Distribuição de Peças

O ano de 2022 foi especial para as concessionárias de veículos que ofereceram bom atendimento em pós-venda. Com a volta do turismo e o preço elevado das passagens aéreas, o jeito foi pegar a estrada.  Com mais gente viajando de carro, mais pessoas procuraram serviços de manutenção para garantir uma viagem tranquila e sem imprevistos com o veículo. Quem soube aproveitar a alta demanda por revisões automotivas foi a Carbel Volkswagen, empresa do Carbel Auto Group, e uma das mais tradicionais concessionárias da montadora alemã no país e muito conhecida dos belo-horizontinos.

Com estratégias pautadas na experiência do cliente, constante investimento em pessoal e infraestrutura, o pós-venda da Carbel Volkswagen registrou um aumento de 25% nas passagens de veículos em suas concessionárias, o que resultou em uma alta de 50% no faturamento, um dos maiores dos últimos anos.

“Um dos nossos diferenciais tem sido sempre entender o que o mercado precisa. O Carbel Auto Group expandiu as oficinas com padrões internacionais, inaugurou uma nova unidade aumentando assim a capacidade de atendimento com novas instalações e ainda contou com estoque de peças e um projeto logístico inovador”, comenta o superintendente de serviços da Carbel Volkswagen, Gilson Campos.

Com a nova loja no bairro Prado, o pós-venda da Carbel Volkswagen ganhou mais capacidade de atendimento. A loja, que recebeu mais de R$ 10 milhões em investimento, possui 6 mil m² e tem uma das mais modernas oficinas do estado.

Centro de Distribuição

Uma das grandes apostas do Carbel Auto Group e que também contribuiu para o crescimento do pós-venda foi a criação do primeiro Centro de Distribuição de Peças Originais do Brasil no ano passado.  Com mais de 6 mil m², o espaço conta com três andares e capacidade de estoque de 30 mil SKUs (unidade de controle de estoque).

O novo espaço fica no bairro São Francisco, região estratégica, de fácil acesso aos principais corredores da capital mineira. O CD conta com peças originais de sete marcas de concessionárias do Carbel Auto Group: Volkswagen, Fiat, Jeep, Audi, Nissan, Renault e Hyundai. Segundo Claudiney Silva Soares, que é o superintendente do Centro de Distribuição de Peças, o espaço é estratégico para o Grupo e proporciona benefícios para os clientes. “Todas as peças originais dessas marcas em um só lugar trazem ainda mais eficiência na escala de distribuição, gerando capacidade logística para atuar com sucesso no e-commerce e ainda promover maior agilidade na entrega de produtos para os clientes”, explica Claudiney.

Segundo Gilson Campos, o CD contribuiu muito para os números positivos do pós-venda. “Tivemos uma maior disponibilidade de peças e em tempo mais rápido. O Centro de Distribuição não só proporcionou uma mais agilidade como também maior cobertura e disponibilidade de peças”.

Segredo do pós-venda

A venda de um produto e ou serviço não termina com a finalização da compra. Para potencializar os resultados de negócios, o pós-venda realizado com eficiência é uma das armas mais importantes na hora de conquistar e fidelizar clientes. O pós-venda se torna um importante elo entre o cliente e a concessionária. É através dele que a empresa assisti ao consumidor, seja nas manutenções preventivas e ou corretivas, e até na aquisição de novos produtos, como acessórios, personalização de veículos, entre outros.

Uma das formas de medir a satisfação do cliente é a metodologia NPS (Net Promoter Score). A ferramenta é um indicador simples que permite avaliar a experiência do cliente e o nível de fidelidade dos consumidores à marca. No ano de 2022, o NPS da Carbel Volkswagen ficou em 9,33%, considerado um índice excelente.

“O que faz o cliente voltar é o atendimento e a infraestrutura que oferecemos. É a experiência que ele tem na empresa. No nosso caso, temos clientes que sempre nos indicam e que acabam comprando a mesma marca de veículos por gostarem do atendimento. O bom pós-venda faz não só a fidelização do cliente como é o segredo para adquirir um veículo da mesma marca”, ensina Gilson.

Fidelização

O dentista Edmar de Figueiredo Brito é um bom exemplo de fidelidade a uma marca e empresa pelo bom atendimento. Cliente da Carbel Volkswagen há 24 anos, ele explica que se tornou fiel à marca Volkswagen pela forma que foi atendido.

“O Marcos Souza (gerente de revisão) e a equipe dele são muito profissionais. O atendimento é inigualável Desde que comecei a ser atendido por eles, não tenho preocupação com carro.  Passei a só comprar veículos da Volks e faço todas as revisões na concessionária da Carbel”.

Ele ainda acrescenta. “Eles me dão segurança, tranquilidade e resolvem sempre o que preciso com agilidade e presteza.  E, por isso, não só sou cliente satisfeito como indico para meus parentes, amigos e pacientes. Em time que está ganhando não se mexe”, completa.