A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade beneficente de assistência social, recebeu, na última semana, em Ipatinga, 227 estudantes do curso de medicina da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço) para integração, treinamento e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio. Os discentes, que são do 9º ao 12º período, farão parte do internato obrigatório nas unidades da Fundação.

O Coordenador de Ensino e Pesquisa da Fundação São Francisco Xavier, Milton Henriques Guimaraes Junior, ressalta a importância dos estudantes para a Instituição. “O estágio é fundamental para a formação profissional, pois é a fase em que colocam em prática o que foi aprendido durante o curso, além de ter contato com a rotina da profissão. Para a Fundação, os estágios acadêmicos – ao lado dos programas de residência médica – são um importante estímulo à educação continuada, à discussão clínica e ao aprimoramento dos profissionais e estagiários”.

Os futuros profissionais serão acompanhados por médicos supervisores e atuarão em sistema de rodízio nas diversas unidades da Fundação, como Hospital Márcio Cunha I e II, Unidade de Oncologia, Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), VITA e Unidades do Usifamília (planos do Usisaúde, operadora de saúde administrada pela FSFX). 

“É uma parceria e uma experiência muito boa, pois nos abre um campo de estágio completo. Fomos muito bem recebidos em todas as áreas que passamos. Só tenho a agradecer”, ressalta Fernanda Salgado, estagiária do 12° período do curso de medicina.

O internato é o nome do estágio curricular que o curso de medicina recebe, realizado pelos acadêmicos nos dois últimos anos do curso.