Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 e do Prêmio Camões de 1995, Saramago é um dos principais autores da história da literatura mundial
 

O escritor português José Saramago completaria 100 anos no dia 16 de novembro. Para homenagear um dos principais nomes da literatura em todo o mundo, o Canal Brasil exibe nesta data, às 20h, o documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes. O filme, uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, apresenta a história e a relação de Saramago com sua esposa, a jornalista espanhola Pilar del Rio.
 

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 e do Prêmio Camões de 1995, o escritoré uma das maiores referências da literatura moderna. O autor é conhecido por obras como “O Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991), “As Intermitências da Morte” (2005) e “Ensaio sobre a Cegueira” (1995), este último adaptado para o cinema em 2008 com direção de Fernando Meirelles.
 

A obra de Saramago teve como principais pilares a temática social e humana na literatura. Através delas, ele retratava o protagonismo do homem e a sua capacidade de solução dos problemas da sociedade. O autor fundou, em 2007, a Fundação José Saramago, que tem a função de “promover a literatura e a cultura em língua portuguesa, difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e defender o ambiente”, como ele mesmo declarou. Hoje a fundação é presidida por sua esposa.

“José e Pilar” (2011) (125′)

Horário: Quarta, 16/11, às 20h

Classificação: Livre

Direção: Miguel Gonçalves Mendes

Sinopse: O ganhador do Prêmio Nobel, José Saramago, e seus sentimentos pela sua esposa, país e vida como um todo.