“Mostra Mais Ensino Médio – Experiência e Juventude” é aberta ao público e será realizada das 8h às 11h30 no Colégio Santo Agostinho 

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre a escola e a comunidade, o Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem vai realizar a “Mostra Mais Ensino Médio – Experiência e Juventude”. A exposição, que será realizada no dia 5 de novembro, das 8h às 11h30, vai reunir uma série de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do novo Ensino Médio. A mostra, que é aberta ao público, será realizada na rua Marte, 435, no bairro Jardim Riacho das Pedras.

“Nossos alunos e a equipe pedagógica têm feito um trabalho muito rico, tanto do ponto de vista metodológico quanto no crescimento pessoal e acadêmico. Temos investido na arte, na cultura, na produção científica, nas relações humanas e no compromisso com a sociedade”, destaca Petrônio Alves, supervisor pedagógico do Colégio Santo Agostinho. A mostra dará visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos estudantes e equipe pedagógica nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

“Além de trabalhos expostos, vamos realizar oficinas para a comunidade experimentar um pouco daquilo que os estudantes vivenciam nessas disciplinas. Teremos, por exemplo, um acampamento produzido pelos próprios estudantes, em que todos os elementos presentes foram desenvolvidos pelos alunos. Teremos também uma oficina de plantio e utilização adequada de suprimentos. Haverá, ainda, oficinas de jogos e análise financeira, nas quais os alunos vão apresentar suas  indicações de investimentos”, conta Petrônio. 

Entre as exposições, o público poderá acompanhar proposta de construção de uma casa sustentável. A residência está sendo projetada pelos alunos para uma família de quatro pessoas (pai, mãe e um casal de adolescentes), no município de Contagem. Para desenvolver o projeto, as normas de construção e o Plano Diretor da cidade foram estudados.

Protagonismo estudantil 

O novo Ensino Médio proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido uma oportunidade de ampliar a participação dos estudantes na construção do conhecimento, abrindo espaço para valorização de suas potências e afinidades. O objetivo da nova proposta é oferecer uma formação de qualidade a todos os estudantes, para que eles sejam realmente preparados para enfrentar os novos desafios e demandas do mundo contemporâneo.

Para Petrônio, é interessante que o estudante possa ter experiências que lhe permitam refletir sobre suas impressões e expectativas a respeito de uma carreira ou área de atuação profissional, ainda cedo. “Isso permite ele avaliar se a impressão e as expectativas que tinha sobre determinada carreira profissional e área de atuação estavam corretas. Isso também é uma forma de se conhecer melhor e conseguir escolher, de maneira mais segura, o curso superior e o caminho que deseja seguir depois da formação”, avalia.

O supervisor pedagógico do Colégio Santo Agostinho ressalta que é uma experiência importante para o aluno “saber se de fato tem uma conexão pessoal com aquilo que escolheu fazer, já que essa experiência profissional vai fazer parte de sua vida durante muito tempo”.

Programação  “Mostra Mais Ensino Médio – Experiência e Juventude”: 

8h: Abertura 

8h30 às 11h: Oficinas e mostras:

o Núcleo de Estudos em Matemática – Construções sustentáveis e inteligentes

o Núcleo de Estudos em Ciências Humanas – Amarelo: os humanos e a cidade

o Núcleo de Estudos em Linguagens – Vozes ampliadas: o jogo da influência

o Núcleo de Estudos em Ciências da Natureza – Biotecnologia e saúde

o Eletiva – Acampa: vida ao ar livre

o Eletiva – Believe Earth: cultivar o que se come

o Eletiva – Board Games e cidade

o Eletiva – Cinema, imagem e movimento

o Eletiva – Educação financeira

o Eletiva – Investigação forense

o Educação Física – Práticas circenses

9h às 9h20: Grupo Sarandeiros (Sessão 1)

10h às 10h20: Grupo Sarandeiros (Sessão 2)

10h às 11h: Trabalhos de iniciação científica

11h: Encerramento