A ação pretende testar 180 mil pessoas propensas a desenvolver a doença. Iniciativa realizará exames gratuitos rápidos em 11 cidades pelo país

Estima-se que, em 2040, a doença renal crônica seja a quinta maior causa de morte do mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), apontando que, atualmente, 7,2% dos indivíduos acima de 30 anos apresentam esse quadro, índice que aumenta para 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos. Nesse sentido, a Inspirali – vertical de medicina da Ânima Educação -, em parceria com a AstraZeneca, iniciou uma Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica, que em Belo Horizonte contará com a participação de alunos e professores do UniBH. 

A Diretora de Aliança Estratégica da Inspirali, Andrea Coscelli, conta que o objetivo desta campanha é promover a prevenção. “A expectativa é que seja possível detectar novos casos de pacientes com problemas renais em estágio inicial. O rastreio precoce contribui com a possibilidade de definir a melhor estratégia de tratamentos e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos indivíduos”.

A identificação e o manejo precoce da doença renal crônica têm o potencial de reduzir substancialmente a morbidade e a mortalidade de DRC e suas complicações relacionadas. “Apoiar o diagnóstico precoce dos pacientes é fundamental para evitar a evolução de várias doenças, entre elas a doença renal crônica”, afirmou a Diretora Médica da AstraZeneca, Marina Belhaus. “Essa parceria com a Inspirali beneficiará muitos brasileiros”, disse a executiva.

De setembro/22 a janeiro/23, a ação pretende testar 180 mil pessoas dos grupos mais propensos a desenvolver a doença – entre indivíduos com mais de 18 anos com diabetes, obesos, hipertensos ou com doenças cardiovasculares e idosos acima de 65 anos. Os testes serão realizados em 11 cidades entre Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

UniBH

Com tamanha complexidade, em Belo Horizonte, o projeto contará com o trabalho dos docentes e estudantes do UniBH. De acordo com o professor do curso de medicina do centro universitário, Marcelo Martins, a participação dos alunos é fundamental. “Precisa de muita gente envolvida para que um projeto dessa magnitude tenha sucesso. No ponto de vista de procedimentos, comportamento, questões práticas como métodos analíticos, avaliação de exame, interação com paciente, aplicação de termo de consentimento é uma grande experiência para os estudantes”, conta o professor.

Ainda segundo o docente, esta é também uma oportunidade para os alunos pensarem em futuros projetos que podem ter essa pesquisa como base. “É um projeto de extensão do qual o aluno tem a chance de se envolver e quem sabe futuramente escrever o seu projeto para ser transformado em pesquisa”, afirma Martins. 

Voluntários

Durante a campanha será realizada a coleta de urina com exame rápido gratuito, podendo participar qualquer cidadão ou cidadã com hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença cardiovascular, histórico familiar de DRC (Doença Renal Crônica) ou ter mais de 65 anos.

Procure a Clínica Integrada da Saúde do UniBH (Av. Professor Mário Werneck, 1.685) e informe-se sobre os dias e horários dos exames.