Começou nesta quinta-feira, 21, o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Sudeste. O evento é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM), e conta com o apoio da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG). A programação vai até amanhã e acontece na sede do SEST SENAT em Contagem (MG).

Durante dois dias, serão capacitados técnicos e coordenadores nas linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas. Participam, também, integrantes de Federações de cargas e de passageiros do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir tem como um dos principais diferenciais atender às empresas e aos autônomos para realizar serviços ambientais gratuitos e compartilhar boas práticas. A iniciativa busca promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade.

Em 15 anos de atuação, o Despoluir já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos, e já atendeu a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em cuidados com o meio ambiente. O Programa é uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT e é executado pelas Federações parceiras.

O Despoluir produz, ainda, materiais diversos, como estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores. O objetivo do investimento no acervo da Confederação é criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor e contribuir com os esforços mundiais para a diminuição da emissão de poluentes e de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. Em 2019, o Programa Despoluir foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas por ser um grande impulso da sustentabilidade no transporte do Brasil.

As ações e projetos do Despoluir objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos e a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Somam-se aos resultados ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuem com a descarbonização do transporte no Brasil.