Mostra apresenta, pela primeira vez, um recorte do acervo da colecionadora e figura de destaque da cultura mineira.

A partir do dia 25 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte recebe a exposição “COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire”, com 108 peças do acervo pessoal da colecionadora e entusiasta da arte mineira Priscila Freire e de seu marido. A coleção foi construída ao longo de muitos anos e, além do valor artístico, as obras também trazem histórias particulares. “Fizemos um recorte especial no acervo que permite uma verdadeira viagem pela cultura e pela arte de Minas Gerais e do Brasil, com obras cheias de memórias afetivas, muitas delas de artistas com quem tive o privilégio de conviver”, conta Priscila, que também assina a curadoria da mostra.

A exposição é composta por três núcleos: Arte Brasileira, Arte Mineira e Arte Popular, divididos em três salas no Andar Térreo do CCBB BH. Na ala da arte brasileira, estão grandes nomes da pintura nacional, como Guignard, de quem Priscila foi aluna e amiga, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Genesco Murta e José Pancetti, entre outros. No ambiente da arte mineira, Yara Tupinambá, Mario Zavagli, Lorenzato e Irma Renault, esculturas de Farnese de Andrade, Solange Pessoa e composições da própria Priscila Freire. Na sala de arte popular, peças de Maurino de Araújo, G.T.O., Nino e Maria Lira, além de obras do Vale do Jequitinhonha, assinadas por figuras de destaque daquela região, como Ulisses Pereira Chaves, Noemisa Batista Santos e Isabel Mendes.

A mostra conta ainda com outros artistas, filtrados num círculo de probabilidades e de diferentes épocas ao longo da vida da colecionadora. “Essa exposição é uma síntese do que sou, de como penso e por onde andei na escolha do que me emocionou. Ícones de que me cerco para lembrar minha história e o que ela me conta exposta aos olhos dos outros”, resume Priscila, do alto de seus 88 anos de idade.

A vida de Priscila Freire sempre foi dedicada à cultura. Atriz, diretora de teatro, escritora, defensora do patrimônio, colecionadora e gestora cultural, graduou-se em Biblioteconomia e ocupou importantes cargos em todos os níveis governamentais. Foi diretora do Museu de Arte da Pampulha por 15 anos, Coordenadora do Sistema Nacional de Museus e Superintendente de Museus de Minas Gerais, quando criou o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e o Museu Casa Guignard (Ouro Preto). Entre suas pesquisas e curadorias, destacam-se: “Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas” no Museu de Arte do Rio (2011 – com Paulo Herkenroff), “Arte no vale Jequitinhonha” no CAP – Centro de Arte Popular (MG – 2013) e “Guignard e a Paisagem Mineira”, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (2017). Priscila construiu importante acervo de arte brasileira, de valor inestimável, doado para a Escola Guignard – UEMG. Reuniu também relevante acervo que retrata parte da história da Educação, doado ao Museu da Educação Minas Gerais.

A mostra “COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire” ficará em exposição no CCBB BH até 29 de agosto, data em que ela comemora 89 anos.
Noemisa Batista 
Paisagem com árvores e troncos – Amadeo Luciano Lorenzato Cristo no jardim das Oliveiras – Alberto da Veiga Guignard 
Circuito Liberdade

CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

A colecionadora e curadora da exposição, Priscila Freire 

SERVIÇO:COLEÇÃO BRASILEIRA de Alberto e Priscila Freire
Período: 25/5 a 29/8 Entrada gratuita – não é necessário retirar ingresso para visitação
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feirasTelefone: 31 3431-9401I