Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país na lista das nações com maior índice de acidentes laborais. Para garantir a proteção de seus colaboradores, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) lança o movimento Dia D da Segurança, aproveitando a campanha Abril Verde, mês dedicado à segurança no trabalho. 

A iniciativa coloca o colaborador como protagonista da Segurança do Trabalho e, para conscientizá-los sobre a importância da saúde e da segurança, são realizadas visitas técnicas nas áreas para abordagem da temática e são utilizados vídeos informativos. Um deles aborda o “mindfulness”, expressão que significa atenção plena, ou seja, o exercício de se concentrar no presente, mantendo constante consciência do agora.

Um dos destaques da campanha é a segurança psicológica. É importante que os membros da equipe saibam que podem expressar suas opiniões, darem ideias, fazerem perguntas e, principalmente, caso alguém tenha cometido algum erro, possam saber que a equipe estará lá para ajudá-lo e não para culpá-lo. Uma pessoa que não consegue expressar suas opiniões no ambiente de trabalho pode perder sua autonomia e autenticidade para resolver as demandas.