O paladar adocicado e aroma intenso fazem do grão o favorito dos consumidores que procuram por um café suave

Aprender sobre as principais diversidades de grãos e as suas características é uma atitude muito vantajosa na hora de escolher a melhor bebida. Para os amantes de café, descobrir novos sabores e notas é uma aventura que proporciona inúmeras experiências sensoriais.

É o caso do grão Bourbon, presente em várias xícaras no cotidiano do brasileiro. Possui características suaves, corpo médio, acidez acentuada e sabor diferenciado, com notas doces. Em poucas palavras, é a escolha perfeita para a pausa da tarde com aquele bolo de cenoura e brigadeiro.

Segundo o Instituto Agronômico, o Bourbon Amarelo é de origem brasileira. Foi encontrado pela primeira vez no estado de São Paulo, na região entre Pederneiras e Jaú. Já o vermelho, é originário da Ilha da Reunião, território francês próximo a ilha de Madagascar.

As diferenças entre os grãos vermelho e amarelo estão no sabor. “Enquanto o vermelho é mais ajustável, o amarelo possui uma presença mais forte no paladar”, explica Daniela Zaminiani, barista e nutricionista da Sterna Café, rede de franquias especializada em cafés especiais.

Após conhecer as principais características de um dos grãos mais consumidos do país, fica mais fácil escolher qual a melhor bebida para consumir.