Dia de rainha, visita especial, prato predileto, benção e até casamento foram alguns dos desejos de pacientes atendidos no Dia Mundial da Campanha O que Importa para Você em hospitais administrados pela FSFX

Para celebrar o Dia Mundial do Projeto “O que Importa para você?”, todas as unidades hospitalares administradas pela Fundação São Francisco Xavier participaram de uma ação especial na última quarta-feira, dia 9. As equipes dos hospitais não mediram esforços para realizar os desejos de pacientes. Prato especial, visita de um parente que mora longe, benção de padre e até a realização de um casamento com direito a todos os detalhes de uma cerimônia foram alguns dos desejos atendidos em uma grande campanha de humanização.

“Foi um dia muito especial não só para os pacientes, mas para todas as equipes dos hospitais envolvidas neste projeto. É muito reconfortante promover essa ação de humanização. Os desejos podem ser os mais simples, mas são cheios de significado e representam muito para quem está no dia a dia hospitalar. Todos os pedidos foram avaliados e realizados após a análise do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar quanto às normas para garantir segurança e não afetar a continuidade do tratamento de todos os pacientes”, comenta o diretor de hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.

Às vésperas do Dia dos Namorados e do Dia de Santo Antônio, mais conhecido como santo casamenteiro, o desejo de se casar da empregada doméstica Joanita da Silva Bispo, de 36 anos, foi realizado pelo projeto O que Importa para você? 

Diante das dificuldades da vida, ela, que mora com seu companheiro há 18 anos em um bairro carente de Cubatão e tem três filhos, foi deixando de lado seu grande desejo. Com a ajuda do Hospital de Cubatão, na cidade de Cubatão (SP), Joanita que é paciente renal crônica e faz hemodiálise três vezes por semana, se casou com o companheiro Erivaldo Manuel da Silva em uma emocionante cerimônia na Unidade de Hemodiálise do Hospital de Cubatão (Centro de Terapia Renal Substitutiva) que fica em um prédio anexo ao hospital.

Restrito a poucos familiares, incluindo os três filhos do casal, o casamento foi celebrado pelo pastor da igreja da noiva e contou com todo o cerimonial que o momento exige: alianças, vestido de noiva, bolo, decoração, testemunhas, padrinhos e madrinhas bem trajados, dama e pajem e noivo impecável. Todos os detalhes foram carinhosamente organizados e doados pelo Hospital de Cubatão.

Surpresa

Para o paciente Francisco Ramos do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) em Timóteo (MG), o desejo era rever a esposa que mora na Paraíba, onde o casal reside. Internado há mais de 70 dias por conta de um acidente de carro, Ramos estava sofrendo com saudades da amada. A equipe do hospital se mobilizou para promover esse encontro especial.

Quem também foi surpreendido com uma visita especial foi Gilson Leandro Ferreira, que está internado no HMVB há 46 dias. Quando questionado sobre o seu desejo, Gilson disse que gostaria de receber o depoimento da sua família. O que ele não imaginava era que receberia algo ainda melhor.Além dos depoimentos, Gilson recebeu a visita do seu filho.

Já a paciente Maria Pereira de Lima não pensou duas vezes e escolheu ter um dia de rainha. Afinal, depois de quase 30 dias internada no Hospital e Maternidade Vital Brazil, a paciente sentia a necessidade dos cuidados com a beleza. Ela aproveitou a ação para fazer escova nos cabelos, maquiagem e sobrancelha antes de receber alta.

A equipe do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG) também identificou os desejos com base no que realmente importa para os pacientes internados, e, as solicitações foram atendidas, proporcionando um momento de distração em meio à rotina hospitalar.

As mães dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMC pediram para que os avós, que tanto amam e babam pelos netinhos, pudessem visitar os bebês internados, uma vez que essas visitas estão suspensas por conta da pandemia.

A equipe do Hospital organizou e planejou tudo com a segurança necessária e muito carinho para cerca de 14 avós. “O Arthur veio para mudar a minha história, e em toda videochamada é impossível não chorar. Hoje, essa visita presencial foi o melhor presente que eu pude ganhar, não tenho palavras para explicar como foi especial e diferenciado poder vê-lo assim, tão pertinho, sem telas. É uma sensação única que não vou esquecer”, afirma Raquel de Oliveira Viana Costa, vovó do Arthur Gabriel que está internado no HMC há mais de três meses.

Internado no HMC há quase 40 dias, o paciente Mauro Lúcio da Costa tinha um o simples desejo de degustar um prato especial: o tradicional frango com quiabo e angu. Raiany Araújo dos Santos, paciente da Unidade de Oncologia do HMC, pediu que, em sua última semana de tratamento, pudesse compartilhar e apoiar as mulheres em tratamento na unidade, falando sobre a importância da autoestima e cuidado, por meio da palestra “Se ame em todas as suas versões”. E Filipe Iego Gomes, paciente do Centro de Terapia Renal Substitutiva há mais de 20 anos, desejou um momento especial para agradecer a toda equipe que fez e faz parte do seu tratamento e rotina para hemodiálise.

Benção

Receber a benção ou participar de um momento de oração pode ser reconfortante em um momento de dificuldade. E esse era o desejo de dois pacientes internados no Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira (MG). Celina Elizete Mendonça e José Maciel ficaram internados mais de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva para tratamento de Covid-19 e, desde que foram transferidos para a internação, estavam ansiosos para o momento de oração.

Celina recebeu a benção especial de um pastor e José Maciel além de ser abençoado por um padre, recebeu a surpresa do coral de uma igreja católica de Itabira.

O que Importa para Você?

O projeto “O que Importa para Você?” surgiu nos Estados Unidos e, desde agosto do ano passado, vem sendo realizado em as todas as unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier. O projeto busca realizar desejos de pacientes internados e promover momentos de alegria e conforto.

A iniciativa tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles.