Levando mais agilidade e segurança, recurso fortalece a relação entre marcas e clientes

As idas e vindas do funcionamento do comércio têm desafiado os lojistas da capital, sobretudo aqueles que dependem exclusivamente dos pontos físicos. Aliadas nos períodos mais restritivos, as ferramentas desenvolvidas para auxiliá-los nas vendas on-line tornaram-se as únicas saídas para garantir alguma renda durante o isolamento social. Entretanto, os meios digitais prometem cravar seu espaço de forma definitiva no dia a dia, tanto dos empreendedores quanto dos clientes, mesmo após a retomada das atividades presenciais.

No Shopping Estação BH, expoente do vetor norte na cidade, o Delivery Center, plataforma especializada em logística, reafirma sua importância em mais uma temporada desafiadora para o varejo. Com 30 lojas credenciadas em seu ecossistema, entre elas Samsung, O Boticário, World Tennis e Leitura, a startup promove a multicanalidade ao integrar as vendas feitas pela internet à central de distribuição localizada no estacionamento do mall.

“Com o QG localizado no interior do Estação BH (estacionamento do piso G1), a central de pedidos funciona coordenada pelo profissional shopper que, assim que identificada a venda, coleta o pacote e organiza a logística das mercadorias, despachando pelos entregadores”, explica o gerente de marketing do Estação BH, Rumenigue Marchioro, destacando que um dos diferenciais do serviço é a entrega expressa, em que o cliente pode receber seu produto com segurança e comodidade no endereço escolhido no mesmo dia ou, em alguns casos, em até 2 horas da compra finalizada.  “O Delivery Center atua em toda BH e, atende um raio de 30km do shopping, possibilitando o atendimento de cidades do entorno como Vespasiano, Lagoa Santa, Contagem e Santa Luzia”, conta Marchioro.

O recurso é um facilitador também para o lojista que, ao aderir ao Delivery Center, integra seus canais de vendas em uma única plataforma, com a vantagem de ter suporte tecnológico e até consultoria, além da expertise na logística.  “Embora a plataforma tenha ganhado força durante a pandemia, sabemos que as vendas digitais são um caminho sem volta, já que agregam valor tanto para os nossos lojistas, que passam a contar com um canal extra de vendas, quanto para os clientes, que realizam suas compras em poucos cliques e de onde estiverem”, analisa o executivo do Estação BH.

Outras alternativas

O Shopping Del Rey também abriu uma nova porta de entrada para seus consumidores durante a pandemia. O site do empreendimento conta com uma página de acesso rápido aos canais online dos lojistas. Por meio deles, o cliente pode realizar suas compras, com atendimento personalizado em cada loja e a possibilidade de entrega dos produtos com rapidez e segurança. “Os hábitos de consumo que emergiram do isolamento social vieram para ficar e aceleraram o processo de digitalização de nossos lojistas. Muitos consumidores aprovaram a experiência de compra online, principalmente, por sua comodidade e segurança, e tem optado por essa alternativa mesmo após a reabertura”, revela Isabela Moreira, gerente de marketing do Shopping Del Rey.

mall, localizado na região da Pampulha, também conta com os serviços da plataforma Delivery Center, além de outras modalidades de entrega, como delivery tradicional e o drive-thru. “Investimos em consultoria para orientar os nossos lojistas e em uma infraestrutura de apoio para viabilizar essas modalidades de entrega durante o período de fechamento do shopping. Sabemos que uma experiência não exclui a outra, elas se complementam, e quando bem trabalhadas podem representar novas oportunidades para o negócio”, enfatiza Isabela.

É o que tem feito Daniel Alvim, gerente da Polo Wear no Del Rey. A loja desenvolveu seus canais de atendimento online durante o lockdown e sentiu que a alternativa se manteve atraente, mesmo durante as datas comemorativas. “Muitos consumidores aderiram de vez a essa alternativa pela praticidade. O nosso time de vendas fica disponível para o atendimento e conversa em tempo real com o cliente, enviando imagens, tamanhos, opções de pagamento e entrega. Nesses casos, mantemos uma política de troca flexível e descomplicada, mas o índice de assertividade e satisfação com a compra são altos”, explica.