A Elo Apoio Social e Ambiental capacitou instrutores e adaptou suas metodologias de ensino para capacitar jovens para o mercado de trabalho
  A crise do Coronavírus tem impactos significativos para a economia e os setor social e de educação estão entre os afetados. A ONG Elo Apoio Social e Ambiental, especializada em formação e empregabilidade para jovens em vulnerabilidade social, buscou inovar para superar o momento e  implantou uma ferramenta virtual para que adolescentes de Curitiba e Região Metropolitana continuassem recebendo aulas de capacitação profissional no Programa de Aprendizagem.

A ONG possui convênio com médias e grandes empresas para alocar os jovens como aprendizes. Os contratos têm duração de 16 meses e incluem 400 horas de aulas na Elo e 880 horas de trabalho. Atualmente, 433 adolescentes trabalham e estudam com a entidade. No início de 2020, a ONG tinha 540 aprendizes em 134 companhias e conseguiu manter 80% deles mesmo com a diminuição no orçamento mensal e as demissões em empresas parceiras causadas pela crise.

Para isso, a organização contou com estratégias de redução de custos e com orientações, auxílio e notas técnicas do Ministério da Economia e da Procuradoria Regional do Trabalho para a manutenção dos empregos. Quando a organização se deparou com a interrupção das atividades presenciais, foi preciso buscar uma nova solução para que a educação dos alunos não fosse interrompida.

Em menos de 15 dias, a ONG adaptou suas metodologias de ensino, capacitou professores e implantou a ferramenta Google Classroom para que os alunos pudessem ter acesso aos conteúdos. Mas, segundo a gestora executiva da ONG, Claudia Rodrigues, ainda assim foram necessárias adaptações à realidade dos jovens. “Temos 25 turmas de aprendizes e todas tem dois líderes, que incentivam os jovens para participar e entender o novo formato. Tem sido um processo estimulante e desafiador. Registramos os jovens na plataforma e passamos as orientações com o apoio dos instrutores. Como alguns deles não tinham acesso à plataforma ou internet compatível os orientamos a buscar as atividades por Whatsapp, e-mail ou telefone. De qualquer maneira, eles não deixam de ter acesso aos conteúdos”, explica. 

A plataforma permite que os alunos cadastrados possam assistir a aulas, realizar exercícios, interagir por videoconferência e chat, postar trabalhos, responder formulários e receber respostas. Ao todo, são quatro horas diárias de treinamento em que os instrutores ficam em diferentes canais para tirar dúvidas e esclarecer conceitos.

O aluno Paulo Gabriel de Oliveira Ribeiro, de 20 anos, é aluno do projeto há um ano e dois meses e trabalha como aprendiz no Grupo Barigui. Ele explica como foi o processo de adaptação e como o trabalho da ONG ajudou. “Nas primeiras aulas houve dificuldades mas, aos poucos, as aulas online começaram a dar resultado. Somos capacitados para sermos profissionais práticos, para entender a nós mesmos e a levar a inovação para o local onde trabalhamos”, relata.

Os cursos da Elo trazem ensinamentos para as áreas de administração, comércio, logística, com conteúdos de formação humana e inovação e ênfase em sustentabilidade a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Despertar Entre os projetos da ONG que buscam transformar os jovens está o Despertar, uma solução na área de educação empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo estimular uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética, tornando os alunos mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

“Com este material temos suporte para desenvolver jovens que criam empresas fictícias e aprendem sobre o comportamento empreendedor adquirindo conhecimentos, habilidades e atitudes para a os desafios e oportunidades profissionais”, ressalta Claudia. Ao final do conteúdo do Despertar os jovens realizam uma feira do empreendedor para apresentar seus negócios. Com a pandemia, o trabalho foi adaptado para que a feira aconteça virtualmente, através de vídeos gravados pelas equipes.

“O trabalho da Elo leva à transformação dos jovens através do desenvolvimento de habilidades competências e reforça a importância de valores como a cooperação, cidadania e a ética na formação do profissional. Instituições como a Elo contribuem para que os jovens aprendizes possam se desenvolver no plano profissional e pessoal, mesmo em um momento difícil como esse”, explica a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sonia Shimoyama.