Projeto tem como objetivo criar o espaço do pensar estratégico para a transformação do futebol brasileiro

Os apaixonados por futebol podem acompanhar a partir desta semana o Fut Talks, com nomes importantes do futebol brasileiro, em uma série de vídeos com episódios de 15 minutos, que tratarão de temas que envolvem aspectos técnicos, de gestão, estratégia e política. Realizado pela Universidade do Futebol, o Fut Talks se propõe a trazer questões atuais e futuras do futebol no Brasil e do mundo, além de ser um fórum de atualização para líderes, gestores, atletas e todos aqueles que se interessam por este fenômeno sócio-cultural-esportivo que é o futebol.

“Estamos convidando pessoas para debater o que será do futebol, para traduzir o que está sendo regulamentado, para fomentar insights criativos e estratégias para pavimentar um caminho efetivo do setor no Brasil e no mundo. Fut Talks tem como objetivo ser um importante ambiente de troca”, esclarece Heloisa Rios, sócia da Universidade do Futebol, especialista em gestão e estratégia.

Segundo Rios, estamos ficando para traz, não só em relação a outros países, mas, também, em relação ao mercado do entretenimento em geral. Faltam perguntas que pretendemos fazer e discutir com todos ao longo do projeto.”

Para os especialistas da Universidade do Futebol o momento atual – no qual o esporte mundial está paralisado e o futebol brasileiro debate o conflito entre a volta dos treinos e a necessidade de isolamento social – é ideal para lançar a plataforma. Duas vezes por semana, novos vídeos serão apresentados na página do Instagram-(IGTV e Story (instagram.com/udofutebol)) e no canal do YouTube da Universidade do Futebol (youtube.com/user/UnivDoFutebol) com discussões e reflexões trazidas pelas personalidades do mundo da bola, sobre o momento e o futuro do esporte.

“A hora é oportuna porque estamos, talvez como nunca, pensando de forma mais coletiva sobre para qual direção o mundo vai caminhar. É hora de as forças progressistas jogarem como um só time, contra um grande adversário que trabalha contra toda a humanidade. Precisamos marcar um gol por um futuro mais saudável, sustentável e inclusivo, não apenas no plano biológico, mas, também, no mental, espiritual e, principalmente, no social”, reflete o fundador da Universidade do Futebol, Prof. João Paulo Medina.

Segundo Medina, questionamentos sobre qualidade do jogo, estruturação das forças, liderança, os problemas com calendário, direitos de transmissão, remunerações, um olhar mais humanizado para os atletas e tantas outras questões, estarão nas discussões.

Admirador do futebol bonito e bem jogado, Medina acredita que a paixão que o esporte provoca, pode ser um poderoso instrumento de transformação da sociedade. O objetivo é contribuir para a evolução do futebol em todas as suas dimensões e disseminar as boas práticas no futebol brasileiro. “Os europeus estão desenvolvendo atletas ‘in vitro’, o que nós no Brasil não estamos mais conseguindo produzir ‘in natura’”, compara.

“O direito também estará presente nas discussões”, afirma o advogado Rafael Lacerda, também sócio da Universidade do Futebol. “Vamos falar sobre o arcabouço jurídico e as possíveis consequências e oportunidades geradas pela pandemia no mundo do futebol, passando pelo direito do trabalho, pelos clubes-empresa, fair play financeiro, governança corporativa e compliance”, diz. 

Primeiros participantes:

Fernando Diniz – Treinador do São Paulo  FC

Paulo Autuori – Treinador do Botafogo RJ

Paulo André, diretor de futebol do Club Athletico Paranaense

Mário André Mazzuco – Diretor Executivo do Vasco da Gama

Eduardo Freeland – Executivo da Base do Flamengo

Milton Leite – Jornalista Sport TV

Paulo André Benini – Diretor Geral de Futebol do Atlhético Paranaense

Alex Souza – Ex-atleta

Lucas Drubscky – Diretor Executivo do Sport Recife

Ricardo  Drubscky – Diretor Executivo do Cruzeiro

Marcus Salum – Presidente do América Futebol Clube

Ruy – Ex- atleta

Rafael Monteiro Pires – Goleiro do Atlético Mineiro