Na noite da última terça-feira (22), o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-MG), em conjunto com o Coimbra & Chaves Advogados e a Solutions Gestão de Seguros, reuniu associados e executivos de finanças, para mais uma edição do tradicional “Encontro de Finanças”. O debate foi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os Riscos Cibernéticos.

Durante o evento, o presidente da Solutions, Sérgio Frade, apresentou as condições e os serviços da corretora relacionados ao Seguro de Riscos Cibernéticos que visa garantir as empresas em casos de ameaças cibernéticas, incluindo atos de violação de segurança, de privacidade e indenizações devidas a terceiros, incluindo custos de defesa e lucros cessantes.

Foto 1 Sérgio Frade, Paula Chaves, Camilo Lelis e Jair Rezini

Participaram do debate o gerente de Gestão de Riscos e Compliace do Laboratório Hermes Pardini, Jair Rezini e a advogada Paula Chaves, que destacaram a complexidade do tema e apontaram alternativas de como as empresas precisam se preparar e agir para evitar riscos de ataques e estar de acordo com a nova legislação, que está prevista para ser implantada a partir de agosto de 2020.

Conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ela vai exigir das empresas adoção de medidas de segurança específicas para tratamento de dados pessoais de indivíduos. A nova legislação visa estruturar de forma uniforme a regulamentação de dados e fortalecer o controle sobre o armazenamento e uso desses dados. ” Em caso de descumprimento da LGPD, as empresas estarão sujeitas a diversas penalidades, como multas de até 2% do faturamento, limitadas a R$ 50 milhões por infração. Para evitar severos prejuízos, as empresas vão ter de se adequar ao cumprimento da nova legislação. É sem dúvida, uma mudança de paradigma no ambiente empresarial brasileiro”, destacou, a Advogada Paula Chaves.

“Acidentes, erros, contaminação, extorsão, interrupção de rede, sabotagem por parte de funcionários e ataque de hackers são alguns dos muitos fatores que colocam em risco a proteção dos dados da de uma empresa e dos seus clientes que podem resultar em grandes prejuízos”, destacou o presidente da Solutions, Sérgio Frade.

Devidamente autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a operar no mercado segurador brasileiro, a Solutions é uma CORRETORA DE SEGUROS que presta serviços de avaliação de riscos, intermediando a relação entre os seus clientes (denominados segurados) e as diversas seguradoras que operam no mercado nacional e internacional.

IBEF-MG apresenta “Certificação para CFO”

Durante o evento foi apresentada a certificação CFO (BR)® – que tem como diferencial destacar o executivo de finanças pelo seu conhecimento e competência. A certificação é registrada no IBEF-SP fornecendo-lhe reconhecimento e validação do mercado para o desenvolvimento de sua carreira profissional.

O processo de certificação é sustentado por um quadro de competências baseado em MBAs das melhores escolas de negócios do Brasil e pela avaliação de um grupo seleto de executivos de finanças. Dessa forma as certificações CFO (BR)® só são concedidas aos membros que atingiram critérios de avaliação específicos.