Mais de 50 mil plantas direto do produtor

Cores, perfumes e belezas raras. É nesse clima que Belo Horizonte vai se transformar novamente na capital nacional das orquídeas. De 11 a 13 de outubro, a cidade receberá a 40ª edição da Grande Feira e Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO). Tradicional na capital mineira, a feira, considerada a maior feira de flores de Minas Gerais, será na Serraria Souza Pinto, que tem localização privilegiada e fácil acesso no Centro da cidade (Av. Assis Chateaubriand, 809).

Na edição deste ano, a AMO vai reunir cerca de 30 associações de orquidófilos de várias regiões mineiras e de outros Estados brasileiros, além de 26 estandes de vendas, com plantas e materiais para cultivo que vão diretamente do produtor para a casa dos compradores. A feira é aberta ao público, com entrada gratuita e acessível para deficientes. “Serão aproximadamente 50 mil unidades para venda e 700 orquídeas em exposição. O objetivo é promover a oportunidade de o público conhecer e adquirir algumas raridades da planta com preços mais acessíveis”, destaca Denise Vasconcelos, presidente da AMO.

A programação de 2019 reúne opções que vão agradar toda a família: cursos gratuitos para crianças e adultos; quick massage; experiências sensoriais para deficientes visuais, promovidas em parceria com o Instituto São Rafael; espaço gourmet, que vai privilegiar os sabores da gastronomia mineira, exposições das fotos vencedoras do concurso de fotografias realizado em 2018 e uma nova disputa para eleger as imagens mais bonitas da edição, em parceria com a tradicional Pedro Cine Foto. A expectativa dos organizadores é de superar o público presente em 2018, que foi de 15,8 mil pessoas.

No ano passado, a Grande Feira e Exposição Nacional de Orquídeas bateu recorde de público e gerou um volume de negócios de cerca de R$ 1,5 milhão. “A cada edição, o evento apresenta perfeita harmonia entre boa infraestrutura, variedade de espécies e entretenimento”, afirma Denise.

Orquídeas premiadas

A atração desta estação é a orquídea Cattleya warneri, que floresce na região Sudeste do país e é nativa de Minas Gerais e Espírito Santo. Haverá, ainda, a exposição de micro-orquídeas, outras espécies brasileiras e estrangeiras e plantas híbridas. Além da Cattleya warneri, a feira vai colocar à disposição do público cerca de 50 mil orquídeas para compra. Já a exposição inclui 700 exemplares para contemplação. Depois de avaliadas por um corpo de jurados especialistas, as 15 melhores orquídeas serão premiadas por categoria e espécie, de acordo com os critérios da AMO. As vencedoras ficarão expostas em um pódio para que todos os visitantes possam apreciá-las e fotografá-las para participar do 4º concurso “Amo fotografar orquídeas”.

O concurso será realizado nos três dias de evento e as fotos poderão ser feitas na exposição de orquídeas ou na feira. O participante deve retirar, no quiosque Pedro Cine Foto, dentro da área a Exposição, o cartão (um por pessoa) com as instruções e uma identidade para realização de login e cadastro por CPF e e-mail. Cada concorrente poderá fazer o upload de até três fotos pelo sitewww.amofotografarorquideas.com.br. São duas categorias: “celular” e “câmera fotográfica”. Os fotógrafos vencedores terão uma premiação surpresa, além de uma ampliação da foto e uma orquídea como presente.

Haverá votação pela internet, aberta ao público, e depois a escolha das fotos mais votadas será feita por um júri selecionado entre conhecedores de orquídeas da AMO e de fotografia.

Todos os interessados poderão ganhar um coupon para uma revelação gratuita de fotos de orquídeas, ou selfies com as flores, na loja Pedro Cine Foto, que fica localizada perto da Serraria Souza Pinto.

Conhecendo mais as espécies

Para atrair tanto o público que terá o primeiro contato com o cultivo da planta quanto orquidófilos experientes, a programação do evento tem uma variada lista de cursos e oficinas gratuitas, ministradas por especialistas. Entre as atividades haverá curso de cultivo de orquídeas, com dicas de plantio, rega, adubação e prevenção a pragas e doenças, dicas de como ser um colecionador de espécies e a tradicional “Farmacinha da vovó em seu quintal” sobre o cultivo de plantas medicinais.

“São experiências de contato com a natureza pautadas por valores ambientais, cultura mineira, gastronomia e encanto com as orquídeas. Nosso objetivo é proporcionar às pessoas, além da tradicional visitação à feira e da oportunidade de aquisição de plantas diretamente do produtor, um fim de semana com cultura e lazer para toda a família”, reforça Denise Vasconcelos.

Não é necessário se inscrever previamente. A programação completa de cursos será divulgada no site www.amoorquideas.org

e no Facebook @orquiasamobh com antecedência e quem se interessar pode comparecer ao local do evento no horário previsto para participar das oficinas.

Experiência sensorial

A AMO vai reeditar um curso que ganhou destaque na exposição do ano passado. A “Oficina Sensorial de Orquídeas para Deficientes Visuais”, oferecida pelo Orquidário Warnerii, em parceria com o Instituto São Rafael, abre possibilidades para vivências mais democráticas em relação ao cultivo de orquídeas. A ideia do curso é proporcionar um evento mais inclusivo e dar a oportunidade para pessoas com deficiência visual conhecerem a beleza das orquídeas e as técnicas de cultivo.

O Instituto São Rafael também será parceiro da AMO para proporcionar aos visitantes da feira um “momento zen”. Ao longo do evento, o público poderá relaxar em sessões de quick massage, oferecidas por profissionais com deficiência visual do instituto. A massagem é realizada com manobras adaptadas das técnicas orientais anmá e shiatsu e tem como objetivo proporcionar o relaxamento muscular em poucos minutos.

Ações sociais

A AMO vai realizar novamente uma ação do outubro Rosa durante todo o evento, coordenada pela ONG Pérolas de Minas, que atua no apoio e conscientização sobre o câncer mama, bem como no estímulo à prevenção. Outra iniciativa social será o workshop para alunos da Escola Profissionalizante Dr. Fritz, que vivenciarão práticas do cultivo e farão visitas técnicas guiadas, complementando sua formação como jardineiros especializados em orquídeas e rosas do deserto.

Espaço AMO Gourmet

A gastronomia mineira também vai marcar presença na Feira e Exposição Nacional de Orquídeas. Serão sete expositores que vão compartilhar os sabores originais de Minas com os visitantes. Produtos artesanais, como queijo, cachaça, goiabada e doce de leite, além de frutas vermelhas, poderão ser adquiridos durante a feira.

Sobre a AMO

A Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), fundada em 12 de abril de 1978, é uma entidade não governamental de utilidade pública municipal e estadual, sem fins lucrativos. A AMO congrega orquidófilos, orquidólogos e pessoas interessadas em orquídeas para cultivo e preservação no meio ambiente. A finalidade da Associação é o desenvolvimento da orquidofilia, visando principalmente a preservação das espécies da família orquidáceas, em orquidários e em seu habitat natural, estimulando a consciência e valores ambientais.

Serviço: 40ª Feira Nacional de Orquídeas

Local: Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte)

Data: 11, 12 e 13 de outubro

Horários: 9h às 18h (sexta), 9h às 18h (sábado) e 9h às 17h (domingo)

Entrada Gratuita

www.facebook.com/amoorquideasbh