A convidada para falar sobre o tema será a especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica, Ana Carol Thomé

 

No próximo dia 5 de setembro, quinta-feira, das 19h às 21h30, o projeto “Entre Nós – conversas que importam”, criado pela publicitária Ana Paula Lobato (Momis.cool) e pela produtora cultural Flávia Pellegrini (Na Pracinha), vai promover mais uma roda de conversa com o tema “Criança e Natureza”. A convidada do encontro, que vai ocorrer no Espaço Corre Cutia, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte é a especialista em psicomotricidade, educação lúdica e coordenadora do programa “Ser Criança Natural” em São Paulo, Ana Carol Thomé.

 

Nessa edição, o tema da roda de conversa será sobre “Criança e Natureza”. O objetivo do tema é promover uma reflexão sobre a importância de incentivar esse contato vital. “O mundo está em constante transformação, e o contexto social que nos encontramos, tem causado uma desconexão nossa com a natureza. Estamos cada dia mais confinados entre paredes, em ambientes fechados, nos relacionando com e por telas, em um estilo de vida sedentário e nos distanciando cada vez mais do ambiente natural”, pontua a especialista Ana Carol Thomé.

 

Ela destaca que estudos apontam para uma falta de contato das crianças com a natureza na infância, o que impacta o seu desenvolvimento nos anos seguintes em todos os aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.“Fazer a relação entre criança e natureza acontecer se faz mais importante a cada dia. O brincar ao ar livre e livremente traz muitos benefícios para as crianças. E também é essencial para a Natureza”, explica Thomé.

 

Nesta conversa vamos pensar a relação entre Criança e Natureza e nas possibilidades de fazê-la acontecer. Falamos da ‘Natureza próxima’, que pode ser acessada cotidianamente em casa, na escola, no bairro, na cidade, mas também das áreas protegidas que propiciam experiências abundantes.

 

Entre os assuntos que farão parte da conversa estão o que a natureza pode trazer de positivo com seu contato. Como organizar uma rotina para ampliar o contato da família com a Natureza; qual o papel do adulto pode ter na relação entre a criança e a natureza e como o contato da criança com a natureza se relaciona com a questão das telas na infância.

 

Ana Carol Thomé é pedagoga, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica, ela coordena o Programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã. Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido. Estuda a abordagem Pikler e Educação ao ar livre. É a Idealizadora do Projeto Caixas da Natureza.

 

 

PROJETO “ENTRE NÓS”

O Entre Nós é uma iniciativa de mães empreendedoras que promovem encontros para o desenvolvimento humano. São diversos temas com os quais constroem diálogos. Criado em 2018 por Ana Paula Lobato, também idealizadora da plataforma MomisCool, e Flávia Pellegrini, criadora do Na pracinha. “Compartilharmos conteúdos valiosos e experiências sobre parentalidade, infância, educação e relações afetivas”, afirma Ana Paula Lobato. “São momentos de escuta e acolhimento de nossos sentimentos e vivências como mães, pais, cuidadores e responsáveis, de forma consciente e respeitosa. A nossa curadoria de diálogos é feita pelo olhar atento, empático e do não julgamento”, explica Flávia Pellegrini, que é também criadora do Na pracinha, movimento já reconhecido na capital mineira pelo incentivo a uma infância ao ar livre e ocupando os espaços públicos e culturais da cidade.

As inscrições podem ser realizadas no site https://www.sympla.com.br/crianca-e-natureza-uma-roda-de-conversa-com-ana-carol-thome__595723

 

PROGRAMAÇÃO

19h – Boas-vindas

19h15 – Início da roda de conversa

20h30 – Acolhimento das dúvidas e troca de experiências

21h30 – Encerramento

 

Serviço

Entre Nós conversas que inspiram – “Criança e Natureza”

Data: 5 de setembro de 2019, das 19h às 21h30.

Local: Espaço Corre Cutia – R. Eduardo Porto, 280, Cidade Jardim. Belo Horizonte/MG

Informações: (31) 98812 0929 e 98846 0660