O Prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) para o biênio 2019/2020. A eleição ocorreu durante assembleia ordinária realizada no Hospital Municipal de Ipatinga com a presença de vários prefeitos das cidades da região metropolitana do Vale do Aço.

O 1° Vice-presidente é o prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves (Geraldo da Farmácia), o 2° vice-presidente é o prefeito de Dionísio, Farias Menezes de Oliveira, e a Secretária Geral é Luzia Teixeira de Melo, prefeita de Santana do Paraiso.

O Conselho Fiscal também foi eleito por aclamação. O Presidente é o prefeito de Joanésia Denilson Andrade de Assis, vice-presidente; o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e Secretário Geral; Nardyello Rocha.

Além da eleição, durante a reunião foi discutido o orçamento para 2019, onde os gestores definiram que irão destinar R$ 0,10 centavos percapita para o consórcio antes da implantação. Após esse processo, que irá depender de recursos do Governo do Estado, União e Município, o valor passará a ser R$0,40 centavos percapita.

O Cisvales conta com a participação de 35 municípios. A microrregião de Ipatinga é composta por 11 municípios; Antônio Dias, Jaguaraçú, Coronel Fabriciano, Timóteo, Dionísio, Ipatinga, Santana do Paraiso, Mesquita, Joanésia e Braúnas.  “Estamos lutando por essa conquista, que é o Cisvales, mas precisamos de apoio, principalmente do governo estadual. É fundamental a implantação do consórcio, pois será um avanço para a saúde da região. Mais de 800 mil pessoas serão beneficiadas”, disse o presidente, Dr. Marcos Vinicius.

Cisvales

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) foi criado em 2003 para implantação do serviço do SAMU regional; serviço de atendimento de urgências que funciona 24h e que conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Além do atendimento com uso das ambulâncias, também possui uma Rede de Urgência e Emergência, onde são encaminhados os casos atendidos.