Projeto traz ao Museu, nesta quinta, show da violeira Letícia Leal 

A última edição do Ensaio Aberto do ano apresenta uma mistura entre tradição e novas experimentações musicais. No dia 13 de dezembro, às 19h, a violeira Letícia Leal, se apresenta ao lado de Matheus Ribeiro, no piano e Zanarth Oliveira, na bateria, trazendo uma nova roupagem para a viola de dez cordas, também conhecida como viola caipira.

O instrumento é tão representativo para a cultura musical de Minas Gerais que o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) reconheceu o Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do Estado.

Mineira, natural de Teófilo Otoni, Letícia Leal também propõe a preservação e o reconhecimento do valor histórico e identitário da viola caipira mineira. Como regente da Orquestra Belo Horizonte de Viola Caipira, descobriu na viola de dez cordas sonoridades que marcam a história de Minas Gerais além de representarem as diversas vertentes do nosso Brasil.

Para o Ensaio Aberto a artista preparou um repertório com canções e peças instrumentais, músicas autorais e releituras. Ofertando assim, uma experiência musical única aos presentes. O evento é gratuito e aberto ao público.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, e apresenta uma programação para todas as idades. Entrada franca.

SERVIÇO

Ensaio Aberto – Letícia Leal Trio

Data: 13/12 – 19h
Endereço: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.