Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Faculdade de Letras recebe o simpósio, gratuito, O realismo hoje: dimensões e impasses, no auditório 2003, segundo andar da Faculdade.

O evento contará com a participação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet-MG), da Universidade de Brasília (UNB) e da casa.

No dia 13, a mesa de abertura será composta pelo professor Luis Alberto Alves, da UFRJ, com a palestra Matéria e Antimatéria: Glauber Rocha e Rubem Fonseca na linha de frente, e pelo professor da Fale, Marcos Rogério Cordeiro, com a palestra A historiografia literária brasileira em perspectiva, das 18h30 às 20h30.

No dia 14,  das 9h às 11h30, o professor do Cefet, Alysson Quirino Siffert, apresenta O mito do Fausto como expressão do fascismo em Mefisto e Dr. Fausto, e seus paralelos com o Grande Sertão: Veredas, juntamente com Henrique Barros, que apresenta A representação da história em Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade, e Wagner Guimarães, com O significado da vanguarda em Oswald de Andrade e o sequestro da história pelos concretistas, ambos da Fale.

O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na página do evento, no Facebook. A programação completa pode ser acessada aqui.