O evento, que é promovido pela Camponesa e a Mentes Funcionais, será realizado de 19 a 25 de novembro

Uma nova onda de saúde emocional se abre no próximo dia 19 e vai até o dia 25 de novembro com a realização da segunda fase do Congresso on-line “Famílias Funcionais”. Mais de 30 psicólogos clínicos, entre integrantes do Programa Mentes Funcionais e convidados, vão tratar de temas como conjugalidade, parentalidade, envelhecimento em família, espiritualidade e configurações familiares. 

O evento está sendo realizado pela Camponesa, marca pertencente à Embaré, sexta maior empresa de lácteos do país, e o Programa Mentes Funcionais, desenvolvido pela psicóloga Renata Moreira. 
Segundo Renata Moreira, é necessário que as pessoas trabalhem suas dores e sofrimentos que advém dos conflitos e crises familiares. “Sabemos o quanto esse sofrimento predispõe ao adoecimento mental e físico e criamos o Congresso Famílias Funcionais para funcionar como uma onda de saúde emocional. Ele oferece uma chance para que as pessoas tenham em suas mãos um conhecimento poderoso, não só como solução para os transtornos existentes mas, principalmente como propostas de prevenções para estes transtornos. Procuramos levar a conscientização destas disfuncionalidades que podem impactar várias áreas da vida, sugerindo técnicas e ferramentas para a construção de famílias mais funcionais “, afirma Renata.

Seguindo sempre uma diretriz de responsabilidade social e buscando contribuir para a construção de um mundo com pessoas mais saudáveis, a Camponesa abraçou o Programa Mentes Funcionais.”Trata-se de uma extensão da missão da marca de superar a confiança dos consumidores, colaboradores e fornecedores, contribuindo para aumentar a saúde e a qualidade de vida de todos. A Camponesa acredita que, quando existe apoio, qualquer estrutura familiar pode ter sucesso. E o Mentes Funcionais chega como um reforço a mais para prover suporte de maneira maciça e democrática para a sociedade”, comenta o gerente de inovação da Embaré, Cássio Castro. “Trata-se de uma extensão da missão da marca de superar a confiança dos consumidores, colaboradores e fornecedores, contribuindo para aumentar a saúde e a qualidade de vida de todos. A Camponesa acredita que, quando existe apoio, qualquer estrutura familiar pode ter sucesso. E o Mentes Funcionais chega como um reforço a mais para prover suporte de maneira maciça e democrática para a sociedade”, comenta o gerente de inovação da Embaré, Cássio Castro.

As inscrições podem ser realizadas no site mentesfuncionais.com.br/congresso-2018/. Quem participou da primeira fase receberá um link de acesso à sala de transmissão das novas palestras e caso tenha perdido alguma das apresentações, poderá acessá-la durante a realização do congresso. A segunda fase também permitirá a participação gratuita e on-line de novos inscritos.

Números preocupantes
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais são universais, frequentes e atingem um quarto da população em algum momento da vida. Afetam pessoas de todas as nacionalidades e sociedades, faixa etária, gênero, classe social, setor industrial, alcançando populações tanto de zonas urbanas quanto rurais. Impactam economicamente as sociedades e o padrão de vida das pessoas e de suas famílias. Cerca de 10% da população adulta sofre de algum transtorno mental ou comportamental. Depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares, somatização de problemas são algumas das patologias mais frequentes.

Temas das palestras: 

Conjugalidade: comunicação – conflito e stress, relacionamento abusivo, relações virtuais, finanças familiares, sexualidade, satisfação conjugal e programa Elo.

Parentalidade: sexualidade infantil, a chegada de um bebê, filhos adolescentes (drogas, games, turmas, distúrbios alimentares), educação emocional, treinamento de pais

Envelhecimento em família: longevidade em casal, quando se tem um idoso na família (cuidados), relacionamento com sogra e sogro

Espiritualidade: Mindfulness, psicologia positiva, espiritualidade em família. 

Configurações familiares: filhos adotivos, estilos parentais, etc.

SERVIÇO
Congresso on-line Famílias Funcionais – 2ª Fase
Data: 19 a 25 de novembro
Serão realizadas três palestras por dia: 10h, 14h e 20h. Inscrições gratuitas: http://www.mentesfuncionais.com.br/congresso-2018/Os inscritos receberão um link de acesso à sala de transmissão das palestras.

Sobre a Embaré/Camponesa

Sexta maior empresa de lácteos do país, a Embaré Indústrias Alimentícias S.A. atua no mercado há 83 anos e hoje possui 1.600 funcionários. Detentora da marca Camponesa, possui fábrica em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste de MG, com cerca de 37,5 mil m² de área construída e capacidade de processamento de 2,4 milhões de litros de leite por dia. A linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, queijo parmesão e requeijão. Na área de confeitaria, possui capacidade produtiva de 2 mil toneladas por mês. Além da ampla linha de produtos lácteos, a empresa produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para 45 países nos cinco continentes.

Tradicional na comercialização de leite em pó no Nordeste do Brasil, a Camponesa ocupa hoje o terceiro lugar nesse mercado, com 19,3% de Market Share (Fonte AC Nielsen – Market Share YTD Mar 2018). No Estado de Pernambuco, o destaque é ainda maior, com 56,6% de participação de mercado. Em Minas Gerais, a empresa está entre as três marcas mais vendidas de leite UHT e é líder de mercado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Sobre o Mentes Funcionais

MENTES FUNCIONAIS é um espaço clínico que integra uma equipe de profissionais dedicados a um único compromisso: sua saúde mental e física. Nossa equipe é composta por especialistas nas áreas da psicologia, psiquiatria, pedagogia, nutrição, fisioterapia, educação física, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Trabalhamos engajados com o propósito de levar aos nossos clientes e pacientes tratamentos, cursos, workshops, palestras e treinamentos, baseados nas mais recentes pesquisas e evidências científicas.
Rua João de Almeida, 735, Estoril, CEP: 30494115, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Contato: contato@mentesfuncionais.com.