Público tem até 18 de novembro para vivenciar mostra que tem plataformas digitais, lúdicas e interativas

Unindo inovação e interatividade, a “Exposição Cafés de Minas Sabor e Saber” irá promover uma verdadeira imersão ao universo do café, que é uma paixão nacional. A primeira edição da mostra desembarcou no último dia 5 e permanecerá até 18 de novembro no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

A escolha do local foi estratégica, afinal, Minas Gerais detêm quase 60% da sua produção brasileira. A segunda edição irá para o Sul de Minas, pólo produtor de café, em dezembro deste ano. Em 2019 a exposição irá percorrer o Brasil. A escolha do produto como tema da exposição é justificada pela importância do produto na economia brasileira. Das quase 160 milhões de sacas de café que serão produzidas no mundo em 2018, o Brasil responderá por 58 milhões, ou seja, mais de 36%. Minas Gerais é o maior produtor do país com 34 milhões de sacas, movimentando 17 bilhões de reais com geração de renda para milhares de produtores presentes em 600 dos 853 municípios mineiros. 

Criada pelo Grupo Asas – que há mais de 32 anos tem como propósito servir à educação, cultura e ao meio ambiente – a exposição oferece uma viagem pela trajetória do café por meio dos cinco sentidos. A iniciativa discutirá o setor cafeeiro com diferentes estratégias de comunicação com o público, transitando da leitura à interação digital. Serão 36 painéis temáticos, enriquecidos com informações adicionais acessíveis via o aplicativo da Exposição, além de duas Estações Presenciais e cinco Estações Digitais. 

“Por meio de vivências inovadores e consistentes iremos apresentar informações para melhor qualificar o consumidor para as suas escolhas. Outro aspecto de extrema relevância é reforçar, entre os próprios produtores, as boas práticas de tecnológicas e ambientais que, cada vez mais, agregam valor ao nosso produto à frente dos demais mercados”, comenta. “Esperamos que a Exposição represente para crianças, jovens e adultos, uma imersão saborosa no universo de um de nossos principais produtos”, revela o diretor do Grupo Asas, Marcus Ferreira. 

Dentre os suportes digitais, o público vai contar com a realidade virtual, em conteúdo 360º, na “Estação Digital Café Sensorial” para viajar a diferentes fazendas de café. A experiência vai possibilitar que os visitantes conheçam as principais regiões produtoras de Minas Gerais. Já a “Estação Digital Café Especial”, desafiará os visitantes a escolherem, em game para até cinco jogadores, um conjunto de boas práticas para a produção de um café especial.

Na “Estação Digital Fazendo Café”, seguindo uma receita simples e consistente para a obtenção do melhor café possível, os visitantes farão a especial bebida a partir dos recursos de leap motion (sem tocar em nada). E na “Estação Digital Foto Café”, uma espécie de espelho mágico com efeitos especiais revelará o quanto você gosta de café. Divertidas fotos poderão ser confeccionadas a partir das surpreendentes imagens. 

Os sabores e aromas do café não poderiam ficar de lado. Na “Estação Cheirar para Provar”, o visitante da exposição poderá aprender sobre os diferentes sabores e aromas do produto, além de degustar a bebida. Além disso, uma seleção de receitas gastronômicas, estará disponível no aplicativo da Exposição.

Cláudio Câmpara Alves, coordenador administrativo do Sindicado das Indústrias de Café de Minas Gerais (Sindicafé), conta que a entidade, que apoia o evento, tem uma grande expectativa com a exposição pela forma inovadora que as informações serão apresentadas. “O consumidor até conhece o nosso café, ele é Top of Mind como um dos mais lembrados, mas não sabe os detalhes da cadeia de produção e o tamanho que esse segmento representa na economia, mas, com a exposição, poderá conhecer mais e consumir um café com a qualidade desejada”. 

A exposição conta com a apresentação da CEMIG – Governo do Estado de Minas Gerais e patrocínio do Grupo 3Corações. Apoio da Fundação Procafé, SINDICAFE-MG, Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, IFSULDEMINAS, BH Airport, Via Café Garden Shopping, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais-SINEP/MG, Globo e EPTV.

SERVIÇO
Exposição Cafés de Minas – Sabor e Saber – 1ª edição

Data: todos os dias até 18 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Check-in 03 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG)
Entrada Gratuita

Exposição Cafés de Minas – Sabor e Saber – 2ª edição
Data: 10 a 23 de dezembro
Horário: 10h às 22h
Local: Via Café Garden Shopping – Rua Humberto Pizo, 999, Jardim Petropolis. Varginha (MG) 
Entrada Gratuita