Joalheria mineira doou uma pulseira de pérola que foi sorteada entre as integrantes do projeto Pérolas de Minas

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no Brasil e atinge mulheres de várias idades, sem distinção alguma. São aproximadamente 58 mil novos casos por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O mês de outubro é conhecido mundialmente como “Outubro Rosa” e tem por objetivo reforçar o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce da doença. Para encorajar e informar as mulheres sobre os riscos e a importância da prevenção, a joalheria mineira Manoel Bernardes se engajou na campanha mundial e, esse ano, apoia o projeto Pérolas de Minas, iniciativa que ampara mulheres que passaram ou estão em tratamento da doença.

Uma em cada quatro mulheres no mundo está lidando, neste momento, com o diagnóstico do câncer de mama. Porém, a maioria das pacientes ainda não está pronta para discutir o tema, principalmente, pelo choque quando recebe o diagnóstico positivo da enfermidade. O apoio da família e o contato com mulheres que passaram pela experiência, ajudam nesta caminhada e, por isso, o projeto Pérolas de Minas foi criado. Em sintonia com esta causa tão importante, a joalheria mineira Manoel Bernardes doou uma pulseira de pérolas para ser sorteada entre as participantes do grupo.

Foto Manoel Bernardes 4_Crédito William CorreaO evento, denominado “Festa de celebração da vida”, ocorreu no último dia 17 de outubro e foi restrito às integrantes do Pérolas de Minas. Criado em 2015, o grupo quer chamar a atenção da sociedade para a incidência cada vez maior da doença em mulheres jovens. “Nosso maior público é o feminino, encontramos uma maneira de colaborar com a conscientização das mulheres em relação ao Câncer de Mama como uma forma de carinho e cuidado com esse público”, comenta Manoel Bernardes, presidente da joalheria.

Formado por mulheres que passaram ou estão vivenciando o tratamento do câncer de mama, o Pérolas de Minas começou por meio de um grupo fechado no Facebook e hoje conta com a participação de centenas de mulheres. O grupo faz um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. São realizadas palestras para empresas e hospitais, visitas hospitalares, lanches em casas de apoio, bazar solidário, onde a renda é revertida para casas de apoio, ajuda àquelas que estão com dificuldades de conseguir algum medicamento ou material que lhes ajude na rotina do dia a dia.