Campanha “O livro acolhe, abriga e ensina” arrecadou mais de 300 mil livros, já realizou as entregas das obras em Belo Horizonte e RMBH e agora dá continuidade à distribuição em escolas rurais, no interior do estado

 A segunda etapa da campanha “O livro acolhe, abriga e ensina”, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) contempla as escolas rurais. No mês de agosto, o SetraBH realizou mais um evento em sua sede para entrega formal das obras. A diretoria do sindicato recebeu diversos prefeitos do interior de Minas Gerais que puderam conhecer mais a fundo toda a história da campanha e assinar o termo de recebimento dos livros. No interior do estado, 64 escolas já estão recebendo obras que auxiliarão no aprendizado, incentivarão a leitura e o crescimento intelectual dos leitores.

 O Grupo Treviso Máquinas é parceiro do projeto na distribuição dos livros. Segundo a supervisora de marketing da empresa Marcela Fonseca, a distribuição dos livros já foi iniciada e as entregas estão acontecendo aos poucos, mas em breve estarão finalizadas. “Estamos muito felizes em participar de uma ação tão importante, principalmente por se tratar de escolas rurais, pois se dentro das grandes cidades já temos uma defasagem de acesso aos livros, no interior é ainda maior. Por isso, estamos honrados em poder contribuir com essa campanha e levar mais conhecimento para crianças, jovens e adultos, comenta.

 Várias cidades no interior do estado foram beneficiadas pela campanha, como o município de Comercinho, localizada no Vale do Jequitinhonha. Segundo o prefeito Gilmar Amaral, os novos livros irão favorecer muitas crianças e jovens. “É através do saber que a gente aprende e vive mais feliz, só tenho a agradecer pela doação e desejar que esta campanha se propague pelo estado e pelo país”, comenta. A campanha do SetraBH visa com as doações enriquecer os acervos bibliotecários das escolas, como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, como também às entidades sociais recebedoras, ampliando o acesso aos livros do público de forma geral.

 Outra cidade que também recebeu os livros foi Mutum, localizada na região da Zona da Mata. De acordo com o prefeito da cidade, João Batista Marçal, a iniciativa é muito importante, principalmente para as pessoas que gostam de ler. “A campanha colabora em três sentidos: no ensinamento do cuidado de não deixar o livro desgastar com o tempo, e no incentivo a leitura, além da promoção de um processo de inclusão sociocultural. O projeto é extremamente benéfico e é um ótimo exemplo para todos nós”, afirma.

Em Morada Nova de Minas, a Escola Municipal Heloísa de Campos Santos, recebeu 480 livros didáticos e literários. De acordo com a vice-diretora Luciene Andrade, com o tempo o material acaba se desgastando e a escola precisa reforçar o acervo para enriquecer os projetos realizados com os alunos. Segundo ela, todos ficaram muito satisfeitos com o novo material que veio em boa hora. “Ficamos tão satisfeitos com os livros que resolvemos fazer um evento para mostrar aos alunos todo o material”, destaca Luciene.

 A Escola Municipal Serafim José Maia, em Curvelo, também foi contemplada pela campanha do SetraBH. “Esta campanha é muito positiva e a partir da doação ampliamos os nossos projetos de leitura”, declara Mércia Campos, diretora da escola. Segundo a diretora a campanha promove muitas mudanças, pois tudo depende da leitura. “A criança que sabe ler consegue fazer uma interpretação do mundo. Aqui na escola os livros serão usados em um projeto que rende muita participação da família, chamado de “A Sacolinha Mágica”: as crianças levam os livros para a casa, leem com os pais, tiram fotos e desenvolvem. A atividade gera um processo de interação entre pais e filhos, e com os novos livros recebidos o projeto poderá crescer ainda mais”, comenta.