Cumprindo agenda oficial em Paris, na França, o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius e o Secretário de Governança de Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, representaram o município no 7º Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem.  A cidade foi selecionada para apresentar o trabalho de educação inclusiva desenvolvido nas escolas da rede pública, que beneficia centenas de alunos com necessidades especiais, entre elas auditivas, visuais, intelectuais, físicas, motoras, TDH e autismo.

Segundo o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, o programa despertou a atenção de representantes de diversos países como Noruega, França e Japão, que mostraram interesse em conhecer a metodologia. “Recebemos muitas perguntas de como o município tem tratado essa questão na rede pública. A nossa apresentação foi muito importante e já recebemos um convite para participarmos da oitava edição do congresso que vai abordar o mesmo assunto e será realizado no próximo ano em Portugal. Isso contribui para investirmos ainda mais nesse público que precisa de uma atenção especial do poder público, que é também garantir a inclusão dos nossos alunos”, disse.

Ainda dentro da programação, o chefe do executivo participou de uma reunião promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, considerada a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável,  com a Sra. Felicia Medina, representante Latino Americano da Cités Unies France, federação que reúne municípios que defendem a ideia de uma continuidade entre a política local e internacional. O objetivo foi firmar parcerias e trazer para o município projetos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento.

  Para Dr. Marcos, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências e ao mesmo tempo buscar investimentos para o município. “Além do congresso, tivemos a oportunidade de mostrar as ações exitosas que estamos fazendo em nossa cidade, como o corujão da saúde, Mexa-se, Programa Cidadão do Futuro, dentre outros, e também apresentar nossos atrativos naturais como Serra dos Cocais que podem atrair investidores”, pontuou.

Nesta quinta-feira, 20, Dr. Marcos participou de uma reunião com o diretor executivo da FMDV, Jean François Habeau. A FMDV é uma aliança internacional de governos locais e regionais que trabalha com o desenvolvimento das cidades. Dr. Marcos apresentou o novo projeto do Distrito Industrial 2 e um possível pólo turístico na Serra dos Cocais. O objetivo foi aproximar dos investidores internacionais para que possam investir em Coronel Fabriciano.  Outro encontro promovido pelo ICLEI foi com UNESCO), Alexander Leicht, para buscar políticas públicas de educação e sustentabilidade. Foi apresentado o projeto “Cidadão do Futuro”, que teve sua implementação no início do ano nas Escolas Muncipais da Rede de Fabriciano, tendo como objetivo trabalhar em sala de aula com os alunos estratégias para a conservação do meio ambiente e economia de água e luz. O encontrou foi articulado pelo ICLEI, principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.