Projeto de inclusão de pessoas no contexto do trabalho foi vencedor da categoria “Desenvolvimento” do Prêmio Ser Humano 2017, da ABRH-MG; rede de supermercados apresentou um detalhamento do projeto e os resultados alcançados para pessoas interessadas em evento realizado na unidade Raja Gabaglia.

Na quarta-feira, 25 de julho, a rede de supermercados Verdemar abriu as suas portas para uma edição da série “Encontros com os Vencedores do Prêmio Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MG). O evento foi realizado na unidade Raja Gabaglia (Av. Raja Gabaglia, 3600, Estoril).

A cada mês, até o final de 2018, as empresas e profissionais ganhadores da premiação em 2017, como o Verdemar, abrem as suas portas e apresentam os detalhes dos projetos a profissionais de gestão de pessoas e empresas convidadas em relação às questões que envolvem a diversidade. O objetivo principal é agregar valor e conhecimento, além de estimular a prática do pluralismo e da “não-discriminação” no ambiente corporativo.

O Verdemar foi vencedor na categoria ‘Desenvolvimento’ com o projeto “Inclusão como Valor”, de valorização da diversidade de pessoas no contexto do trabalho. O superintendente de RH da empresa e autor do projeto, Leandro Pinho, e funcionários participantes dos programas explicaram em detalhes o funcionamento do projeto e os resultados alcançados.

O projeto “Inclusão como Valor” possui programas de contratação de pessoas com deficiência física, menores aprendizes, para pessoas que buscam o primeiro emprego e que precisam ser formadas em uma profissão, e também para profissionais da maturidade. Além dos programas citados, o Verdemar foi o pioneiro em Minas Gerais a incluir pessoas com transtornos mentais entre seus colaboradores.

“Quando a empresa possibilita a inclusão de grupos sociais estigmatizados, ela contribui com a sociedade como um todo. Não se trata de filantropia. Mas do auxílio na emancipação dessas pessoas. Lembro que todos nós temos limitações, mas isso não nos torna incapazes”, destacou Pinho.

O Verdemar contabiliza uma média anual de 930 funcionários originários de grupos sociais que carecem de oportunidade no mercado de trabalho. Cerca de 30% do seu headcount é garantido com os programas contínuos de inclusão gerenciados pelo setor de Recursos Humanos. As inclusões são de amplas formas e o compromisso de emancipação dos indivíduos por meio do trabalho é o objetivo destas políticas.