Prevenir e tratar doenças de pele são uma grande preocupação de boa parte da população, principalmente de mulheres. Um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidados, revelou que as doenças da cútis são a quarta causa de incapacitação do mundo. Entre as dermatoses mais comuns estão acnes, dermatites e melasma. Maior órgão do corpo humano, a pele é um envoltório protetor que isola componentes orgânicos. “É o nosso órgão mais exposto e sujeito a vírus, fungos, raios solares, elementos alergênicos e irritantes”, explica o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda.

Para mulheres que fazem uso de base, diariamente, existem opções manipuladas que são ideais para tratar a pele e ainda prevenir doenças. A farmacêutica da Nature Derme, Juliana Cançado, explica que as bases manipuladas são personalizadas às necessidades de cada pessoa, podendo tanto tratar diversas doenças de pele, prevení-las ou ainda retardar o envelhecimento.

Para peles com acnes, a farmacêutica indica bases isentas de óleo. Essas bases podem tratar e também melhorar o aspecto em peles acometidas com esta patologia. Já para as peles com melasma (distúrbio pigmentar em forma de manchas escuras no rosto de intensidade variável e causado pelo efeito de hormônios e exposição à radiação ultravioleta) existem formulações que podem ser desenvolvidas para os diversos tipos de pele: ressecadas, oleosas e mistas. Essas fórmulas são produzidas com ativos prescritos pelos dermatologistas. As dermatites também podem ser tratadas com bases individualizadas preparadas pela manipulação. As indicadas são bases com teor de hidratação adequada e também com potencial hipoalergênico.

Segundo o dermatologista Miranda, os problemas de pele podem atingir grandes proporções. “As doenças da pele podem causar manchas, prurido, dor, traumas psicológicos, prejudicar a vida social e até levar à morte como nos casos de casos de câncer de pele tendo no carcinoma espinocelular e melanoma os tipos mais agressivos”, comenta o dermatologista. E acrescenta. “A pele é um órgão muito importante, pois é um revestimento protetor indispensável à vida. Ela também regula a nossa temperatura do corpo, impede a entrada de substâncias no organismo e detecta estímulos dolorosos. Proteger a pele é um carinho e um cuidado com a saúde”.

 

Prevenção

De acordo com a farmacêutica Juliana Cançado, a farmácia de manipulação também produz bases que possuem efeito anti-age ou anti-envelhecimento. “São bases ricas em fosfolipídeos, óleos essenciais altamente purificados, lecitina de soja e manteiga de Karitê que ajudam a proteger, regenerar e hidratar a pele, além de promover maior elasticidade e reduzir a perda de água.

Curiosidade

A farmacêutica também ressalta que as farmácias magistrais também estão aptas para produzir fórmulas para o público vegano. “Preocupação constante de quem é vegano é não utilizar produtos de origem animal. Essas bases podem ser feitas sem eles”. E acrescenta. “Ainda temos as bases com produto biocompatível, isso é, com maior afinidade ao corpo humano. A concentração de ceramidas mais adequada ao organismo e que ainda garante excelente eficácia farmacológica.