Raquel Couto, administradora e diretora da TAO Coaching e Treinamentos. Pós-graduação em Psicologia Organizacional e MBA em Liderança de Equipes de Alta Performance (UNA)

Como você pretende se posicionar na vida pessoal e profissional? Decida realmente o que quer de agora em diante. Pois dessa escolha, aliada à sua intenção, surgirá um foco mental diferente, atrelado ao comprometimento de atingir resultados.

Apesar de importante, esse passo é mais desafiador do que aparenta. Isso porque tendemos a achar mais fácil deixar a vida nos levar ou seguir pelo curso atual. Porém, esquecemos que todas as decisões, até mesmo as que não são tomadas, geram consequências. Há quem diga que essa tendência conservadora é causada pelo medo de sofrer. Mas será que viver assim já não é um sofrimento?

Temos que vencer o temor de tomar decisões. Não há dúvidas de que algumas opções podem se mostrar erradas no decorrer da vida. É inevitável. Nesse caso, seja flexível, verifique as consequências, e encare a falha como lição para a próxima etapa. Diariamente temos contato com diversas histórias de empreendedores bem-sucedidos, que independente dos caminhos trilhados por cada um, certamente há dois pontos em comum: casos de fracasso e superação.

As escolhas podem ser fonte de problemas, oportunidades e alegrias. Isso porquê, são esses impulsos que tornam algo invisível em visível – em outras palavras, convertem nossos sonhos em realidade. Não basta ter ideias incríveis e deixá-las somente no papel. Mesmo que isso signifique correr riscos.

A maioria das pessoas está ocupada demais em inventar desculpas, que não são apenas limitadoras, mas também destrutivas. Como aquele amigo que sempre sonhou com uma carreira publicitária, mas optou pela estabilidade de um emprego em outra área. Ou quando você diz a si mesmo que jamais viajará para um lugar tão sonhado, porque está soterrado com as contas diárias, mas não dedicou nem ao menos um segundo para estruturar um plano que possibilite quitar seus débitos e se organizar para conhecer o destino de seus sonhos.

Quando a decisão é verdadeira gera comprometimento e direciona seu foco em atingir o resultado almejado. O foco é uma das competências mais almejadas e valorizadas. Para desenvolver essa habilidade, é preciso ter autoconsciência e se concentrar naquilo que realmente interessa. Para direcionar o foco, é preciso ter a clareza do que se quer, onde quer chegar e o que é realmente importante. Onde está o meu foco, está o meu agir, o meu sentir.

Dessa forma, quando fica bem claro o resultado que se quer, alinhado com o seu grande porquê (que é a determinação exata do que se quer), o foco automaticamente vem para as estratégias estabelecidas e a conquista é certeira.

Lembre-se: a cada passo tomado conscientemente, você garante o protagonismo sobre a sua existência, passando a moldá-la de acordo com sua própria vontade. É como costumo dizer: se você não escolheu sua posição, então já tomou uma decisão. E então? O que decide?