A Cavalgada Junina, com inspiração nos Tropeiros da Borborema, se consolida com um dos eventos de grande apelo cultural na programação do Maior São João do Mundo. O cavalo Mangalarga Marchador é a grande estrela do evento. O andamento do Mangalarga Marchador vai entrar em harmonia com os sons da sanfona, do triângulo e do zabumba em um percurso pelas ruas centrais de Campina Grande (PB) no dia 17 de junho. O evento tem o apoio do Clube do Cavalo Mangalarga Marchador da Paraíba, um dos 74 núcleos da Associação Brasileira dos Criadores da raça.

A expectativa é de que a Cavalgada Junina, a exemplo do que aconteceu nos três últimos anos, repita o alto nível de aceitação entre o público de todas as idades. A assistência é formada por pessoas que se vêem atraídas pela marcha peculiar dos cavalos da raça Mangalarga Marchador e saem às ruas para ver a passagem da tropa.

Além da atenção e da curiosidade do público, a Cavalgada Junina reuniu ano passado um número expressivo de mulheres e homens, que apreciam a montaria desse cavalo dócil e de andamento marchado. Em 2016 foram cem amazonas e cavaleiros, número superior à participação de 2015, que somou sessenta participantes. Para 2017, os organizadores mantêm a expectativa de êxito.

As cavalgadas, cuja prática é motivada pelo espírito esportivo, religioso ou cívico, têm encontrado grande aceitação no Nordeste. Em Campina Grande elas ganham uma feição cultural, sobretudo porque remetem às origens da cidade e a um dos seus símbolos mais expressivos: os Tropeiros da Borborema.

Trajeto: Os cavaleiros e amazonas têm encontro marcado nas primeiras horas da manhã do sábado, dia 17 de junho, na Estação Velha. Às 08h30 a comitiva inicia a Cavalgada Junina pelas ruas centrais de Campina Grande.