A cidade de Caxambu, no sul de Minas, receberá até o dia 11, a 36ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontecerá no Parque de Exposições José Braulio Junqueira de Andrade. Desde abril, o Parque vem passando por obras de reformas e revitalização para receber a 31ª edição do Campeonato Brasileiro de Marcha (CBM)- importante evento itinerante da raça, que acontecerá de 15 a 18 de novembro.

A diretoria da ABCCMM, com sede em Belo Horizonte, irá prestigiar o evento. Estarão presentes o Presidente Daniel Borja, o Diretor Financeiro Adolfo Géo Filho, o Diretor de Eventos Jonas Oliveira, dentre outros. A Exposição é organizada pelo Núcleo Sul de Minas dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (CCMM) e tem o apoio da ABCCMM e da Sociedade Rural da região.

Tradicional na cidade, a Exposição Especializada tem a expectativa de receber 200 animais. No dia 10 de junho (sábado), às 18h, será realizado o 7º Leilão Unidos no Berço, popularmente conhecido como “O Leilão dos Pereira”, organizado por três criatórios da região: Haras Aeroporto, Haras Morro Grande e Hara Narciso.

Reforma

Com recursos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e apoio da Prefeitura do Munício de Caxambu serão realizadas a readequação interna de 5 pavilhões e implementação de 80 baias construídas em alvenaria; adequação de pisos internos das baias, nova instalação elétrica com inclusão de 7 postes de luz, iluminação da pista principal e secundária; reforma do restaurante, pintura do local, dentre outras melhorias.

Nacional

A 36ª Especializada é uma das etapas de pontuação para os animais se classificarem para a 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. O maior evento de equinos de uma mesma raça da América Latina acontece, de 18 a 29 de julho, no Parque da Gameleira em Belo Horizonte. A expectativa é de reunir 1.800 animais. As inscrições vão até dia 25 de junho.

Estamos aguardando um grande evento com um público seleto de criadores e apaixonados pela raça em uma estrutura diferenciada. Vamos aprimorar ainda mais o maior evento da raça, tornando-o mais dinâmico e atrativo”, comenta Daniel Borja, presidente da ABCCMM. Ele acrescenta que “a revitalização do parque dará uma cara nova à Nacional com mais conforto e melhor atendimento aos associados e visitantes”.