Principais operadoras do país anunciaram que não vão vender informações de seus clientes, mesmo após aprovação de lei que retira as regras de privacidade

As principais operadoras dos Estados Unidos se comprometeram a não vão vender informações com o histórico de navegação na internet de seus clientes. O anúncio foi feito alguns dias depois de a Câmara de Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, ter aprovado uma lei que retira as regras de privacidade que haviam sido estabelecidas durante o governo Barack Obama. A lei vigorava desde outubro do ano passado, proposta pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos EUA.

As três principais operadoras do país — Comcast, Verizon, AT&T —informaram que não vendiam antes e que não vão começar a vender agora.  A lei revogada estabelecia que os provedores de internet tinham que proteger a privacidade de seus clientes e impunha várias restrições sobre o uso de informações.

Com as normas adotadas na administração Obama, os provedores de internet precisavam da autorização dos consumidores para usar dados financeiros, localização geográfica e outras informações. Sites como o Google e o Facebook não precisam ter consentimento dos usuários.

A revogação foi considerada uma vitória para as grandes empresas de telecomunicações norte-americanas e um revés na legislação que protege o direito dos consumidores. *Com informações da Agência Brasil.