“Programa de Capacitação de Organizações Sociais” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e perenidade de instituições locais; inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março

A Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), vai oferecer, em abril, o “Programa de Capacitação de Organizações Sociais”. O projeto visa a capacitação de 50 organizações sociais que atuam nas cidades de Itabirito, Brumadinho, Moeda e Nova Lima. Para participar é necessário enviar o nome da instituição, nome de até dois representantes, RG e telefones de contato, até o dia 31 de março, para o e-mail novafabricacocacolafemsa@kof.com.mx. O curso é gratuito e inclui transporte e alimentação para os participantes.

O objetivo geral do programa é contribuir para o desenvolvimento de organizações sociais locais e para a sua perenidade, principalmente em questões econômicas, indicando caminhos e possibilidades de melhores acessos a recursos e a gestão. De acordo com Rodrigo Simonato, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, “a ideia do programa surgiu a partir de um diagnóstico participativo realizado na região, no qual foi detectada a necessidade de promover a capacitação das instituições e organizações sociais presentes nas cidades, tornando-as aptas a desenvolver projetos capazes de transformar e fazer a diferença na sociedade”.

As quatro cidades serão atendidas de acordo com um mapeamento de instituições, que será elaborado pela Fundação Dom Cabral. A capacitação será realizada, nos dias 11 e 12 de abril (primeiro módulo) e 18 e 19 de abril (segundo módulo), na fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil na cidade de Itabirito. Serão duas aulas de oito horas, totalizando a carga horária de 16 horas.

O curso será dividido por turmas, sendo a primeira, nos dias 11 e 18 de abril, para Itabirito e Moeda e a segunda, nos dias 12 e 19 de abril, para Nova Lima e Brumadinho, todas promovidas das 8h30 às 17h30. No primeiro módulo, o tema a ser trabalhado é “Gestão de Projetos” e, no segundo módulo, será debatido “Planejamento Orçamentário”. Entre as questões a serem abordadas nos cursos estão governança, gestão de projetos, comunicação, gestão de caixa, custos e planejamento orçamentário.

Para Ricardo Siqueira Campos, responsável pela área de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC, ações como essa estão alinhadas com a missão da FDC, que é a de contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. “É muito gratificante ver que nossos projetos sociais estão contribuindo para que grandes empresas, como a Coca-Cola FEMSA, utilizem de nossas metodologias para apoiar o aprimoramento da gestão das organizações sociais do seu entorno”, afirma.

Serviço: Programa de Capacitação de Organizações Sociais
Datas: 11 e 12 de abril (primeiro módulo) / 18 e 19 de abril (segundo módulo)
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil na cidade de Itabirito
Valor: Gratuito
Inscrições: novafabricacocacolafemsa@kof.com.mx