Especialista alerta para que essas metas não sejam rígidas, sob o risco de causar situações de estresse e ansiedade

Todo início de ano é repleto de expectativas e possibilidades. Não é incomum receber um novo ano com metas e objetivos, como trocar de emprego, fazer uma viagem tão sonhada ou iniciar a prática de exercícios físicos. Porém, apesar de importantes, essas metas devem ser feitas com cautela, para evitar impactos na saúde mental, como estresse ou ansiedade. Como esse primeiro mês do ano inspira muitas pessoas a reflexão e elaboração de planos, ele foi escolhido para receber a campanha Janeiro Branco.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de investir em cuidados com a saúde mental da população e na prevenção de doenças psiquiátricas, comorbidades que crescem cada vez mais no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofre com algum nível de ansiedade e uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. 

A coordenadora da Psicologia da Rede Mater Dei de Saúde, Helenilma Lopes, destaca que a cor branca, que simboliza a campanha, representa a possibilidade do novo, do espaço para a criação e construção simbolizado por “uma tela em branco” onde o “cenário e o roteiro podem ser protagonizados” por cada um. “Desse modo, poderá ser escrita uma nova história, a sua história ou a história evocada pelos seus sonhos, diante do ano que se inicia”, avalia.

Cuidado com a saúde mental

Uma das metas para o seu novo ano pode incluir um maior cuidado com a saúde mental. Em um mundo que nos deixa cada vez mais estressados e ansiosos, adotar hábitos que auxiliem na saúde emocional se faz imperativo. Esse cuidado, inclusive, envolve a promoção de uma melhor qualidade de vida, do bem-estar e adoção de hábitos saudáveis. “A saúde mental está ligada à capacidade do sujeito de lidar com as demandas em equilíbrio”, enfatiza a psicóloga.

A seguir, uma lista de hábitos que podem auxiliar na promoção de uma saúde mental de qualidade:

  • Buscar por atividades que trabalhem o corpo;
  • Priorizar os momentos de lazer e de descanso;
  • Investir na qualidade do sono;
  • Praticar o autocuidado e o amor-próprio;
  • Pensar no futuro é importante, mas vale também se conectar com o “aqui e o agora”, aproveitando melhor cada momento;
  • Adote uma alimentação saudável;
  • Faça terapia com um profissional.

A Clínica de Psicologia e Psicanálise complementa Marília Alvarenga, psicóloga e parte da coordenação da Rede Mater Dei de Saúde presta atendimentos multidisciplinares na urgência e emergência nas UTI’s, além de suporte e tratamento aos pacientes do hospital geral, voltada aos casos crônicos e que demandam assistência continua.