O Hospital Márcio Cunha (HMC) foi selecionado para participar do estudo que acontecerá em âmbito nacional sobre prevalência de IST na maternidade

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga, no Vale do Aço Mineiro, foi selecionado para participar do estudo de “Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na maternidade” (PRISMA). O projeto de pesquisa, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS) objetiva estimar a prevalência e os fatores associados à infecção por HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas) e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em parturientes de todo o Brasil.

O desenvolvimento do estudo PRISMA acontece em âmbito nacional, por meio do mesmo protocolo, ocorrendo de forma simultânea em diversos centros de pesquisa do país. A coleta de dados compreende uma entrevista e coleta de material biológico para exames de HIV, Sífilis, HTLV e Hepatites B e C.

A pesquisa no Hospital Márcio Cunha vai incluir parturientes de 16 a 49 anos de idade. Estima-se a participação de 400 parturientes, em um período de até seis meses. O recrutamento e a participação acontecem de forma voluntária. Como parte do processo de treinamento no protocolo da pesquisa, a equipe do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão o e Inovação (NEPEI) da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), juntamente do pesquisador principal local, Dr. Renilton Aires Lima, da maternidade do Hospital Márcio Cunha receberam a visita de uma equipe de treinamento do Hospital Moinhos de Vento. A pesquisa está prevista para iniciar no mês de maio deste ano.

Alessandra Bastos Borges, analista de Ensino e Pesquisa da FSFX, destaca o caráter transdisciplinar do projeto, que envolve diferentes áreas de expertise, como vigilância de IST e saúde pública. “Os resultados esperados têm potencial de causar grande impacto nas políticas públicas e na ciência, na medida em que trarão dados e respostas inéditas de epidemiologia e fatores associados. Também pode contribuir para a inclusão desses exames durante o pré-natal pelo SUS. Assim, será possível definir medidas para prevenir e controlar a disseminação dessas infecções”, explica.

HTLV
O HTLV é um vírus da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo. A infecção pelo HTLV acontece pelo contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada. Dentre as principais formas de transmissão, está a chamada “transmissão vertical”, que ocorre quando a mãe infectada transmite o vírus para o bebê, durante o parto ou o aleitamento materno.

A maior parte das pessoas portadoras de HTLV não desenvolve problemas de saúde associados à infecção, porém, dependendo do tipo de vírus e da resposta imune de cada indivíduo, a doença pode gerar complicações. A prevenção passa por alguns cuidados básicos, que também servem para se proteger de várias outras doenças, como o uso de preservativos nas relações sexuais e estar em dia com os exames pré-natal durante a gravidez.