Maior salão de negócios de moda da América Latina aconteceu no Minascentro de 11 a 13 de abril e recebeu 5 mil visitantes

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

A 29ª edição do Minas Trend se encerrou na última quinta-feira, 13. Com o tema “A moda no horizonte”, a edição fortaleceu a conexão do evento com a capital, promovendo, além do Salão de Negócios no Minascentro, a Semana da Moda Mineira, com palestras, workshops e exposições abertas ao público em prédios icônicos do centro de Belo Horizonte.
 

Superando em R$ 5 milhões a última edição, essa edição do Minas Trend gerou R$ 25 milhões em negócios e recebeu 5 mil visitantes durante os três dias. Com foco nas tendências do Verão 2024, a edição contou com 122 expositores, sendo 33 estreantes: foram 39 estandes de vestuário, 37 de bolsas e calçados, 28 de jóias e bijuterias e 18 de lingerie, moda praia e sleepwear. Nos estandes, as tendências da próxima estação ficaram evidentes, com destaque para o maximalismo, explosão de cores e peças artesanais feitas em Minas.
 

Segundo a coordenadora do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas), Patrícia Rajão, o Minas Trend é a principal feira de lançamentos para os empresários do setor, sendo um termômetro importante para finalizar as coleções para o varejo: “Os expositores vendem, em média, 70% das suas coleções no Minas Trend. O evento é importante, principalmente, porque as marcas lançam seus produtos aqui, vão acertando a coleção e quando saem para o varejo já sabem o que vai pegar, o que não deu certo, o que vendeu mais.”

O setor de bolsas e calçados cresceu em dez estandes desde a última edição do Minas Trend. “Esse ano estamos com dez marcas a mais, o que é um reflexo de o setor estar apostando no Salão de Negócios e acreditando no evento. A indústria de bolsas está mais presente, e as grandes marcas já estabelecidas – como Vicenza e Luiza Barcelos, que participam apenas do Minas Trend – aumentaram o volume de vendas”, conclui Patrícia.
 

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest), Rogério Vasconcellos, o retorno positivo que os participantes deram desta edição do Minas Trend reflete também a nova disposição do espaço desenvolvida para o Minascentro: “O feedback do evento foi muito positivo, tanto dos expositores quanto dos lojistas, todos elogiaram muito a decoração nova e a disposição do espaço.”

Além disso, a seleção de clientes agradou os expositores: “Elogiaram muito a seleção de clientes que a gente faz pelo Projeto Comprador, porque vieram muitos clientes bons, interessados mesmo em fazer negócio”. Por fim, dentre as conquistas da 29ª edição, Rogério destaca a presença da entrega imediata: “A grande conquista nesta edição foi ter conseguido trazer a entrega imediata para o evento, unindo o setor de pedidos com o de entrega e trazendo todos para dentro do evento, o que estimulou o cliente a ficar aqui dentro. Essa novidade teve uma adesão excelente e todos estão satisfeitos com as vendas!”
 

Expositoras entendem Minas Trend como vitrine para o restante da temporada – Entre os mais diversos expositores que compuseram a 29ª edição do Minas Trend, a grande maioria encerrou o Salão de Negócios com a mesma conclusão. O evento é capaz de promover de forma única um intercâmbio cultural, econômico e também social entre as marcas. Assim, por mais que números oficiais ainda não tenham sido calculados, a programação que durou três dias já fez os empreendedores lucrarem e serviu como um “pontapé” para os negócios deslancharem durante a temporada.
 

Milka Pereira é uma das 28 expositores de joias e bijuterias e participou do evento pela segunda vez. Ela veio de Natal, no Rio Grande do Norte, com expectativas altas para mostrar seu trabalho e suas tendências exclusivas. Ao fim do evento, Milka ainda não fez o balanço da mostra, mas adianta, com certeza, que as expectativas foram superadas.
 

“Tive sold out em mais de um produto”, comemorou a empresária.“ O segredo para o sucesso, segundo Milka, é a inovação. “Não deixamos de lado nossa identidade, mas temos que estar em conexão com outras tendências de moda e, sem perder sua essência, criar algo novo. Assim as pessoas não vão resistir”, explicou. Milka ainda destacou o novo momento em que a Indústria da Moda e a sociedade vivem: a valorização das bijuterias. “Hoje em dia, todos sabem a diferença que faz um acessório em qualquer roupa. E as pessoas não querem ficar fora.”
 

A profissional também elogiou o novo formato do Minas Trend, que neste ano foi sediado no Minascentro. Para ela, o espaço proporcionou uma melhor conexão com outros expositores e compradores. Com a edição 29 concluída, ela já faz planos: “Estou doida para a próxima edição. Vai ser ainda melhor”.
 

Ana Paula, designer e proprietária da marca S&B Acessórios, expõe no Minas Trend há mais de 20 edições. Como veterana, ela constatou que neste ano, o espaço mudou, temos produtos de pronta entrega, marcas novas fizeram estreias, mas o seu principal ganho é a percepção do que será tendência durante o ano. Assim, fica mais fácil investir com propósito no restante do ano.
 

“Já percebi que as clientes estão em buscas de adereços chamativos, com flores, cores diferentes”, contou a empresária. Sabendo disso, ela se propôs a criar novos modelos de joias para aumentar as vendas durante 2023”.
 

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio máster do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.