A médica da Atenção Primária da Usisaúde explica como o atendimento focado na promoção da saúde e prevenção das doenças podem contribuir para uma vida mais saudável em todas os ciclos de vida da mulher 

Educar as pessoas para terem uma vida mais saudável é o primeiro passo para diminuir o risco de doenças. Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e adotar hábitos saudáveis, como não fumar e evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso, são alguns dos ingredientes básicos para promoção da saúde. Além desses cuidados, é recomendável acompanhamento clínico periódico em todos os ciclos de vida. 

As ações de prevenção das doenças começam mesmo antes do nascimento da mulher com a realização do Pré-Natal e cuidados durante a gravidez. Em seguida, prosseguem com o incentivo a amamentação e à vacinação, além de outras medidas de combate às doenças infecto-contagiosas. O cuidado integral a Saúde da Mulher deve ser longitudinal, ou seja, desde a infância até o envelhecimento, passando necessariamente pelo cuidado com as mulheres que estão na adolescência. Para as mulheres adultas, que possuem uma jornada cada vez mais intensa, os cuidados com a saúde podem ficar em segundo plano, sendo um grande risco para a saúde feminina. 

Mariana Christine de Assis Faria, médica da Atenção Primária da Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), explica que as mulheres passam por diversas transformações físicas e hormonais ao longo de toda a sua vida. “É comum pensar que a saúde feminina envolve apenas os cuidados ginecológicos, porém os cuidados vão muito além disso! Devemos considerar o conceito amplo da saúde que engloba o bem-estar físico, mental e social. Vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global, devendo-se considerar as necessidades específicas de cada fase da vida. A assistência a saúde da mulher é composta de ações educativas, incentivo aos hábitos saudáveis, gestos vacinais, atenção à saúde das adolescentes, orientações sobre planejamento reprodutivo, disponibilização dos métodos contraceptivos, fortalecimento da saúde sexual, disponibilização de exames preventivos, atenção obstétrica, cuidado com as doenças crônico-degenerativas, atenção ao climatério, promoção de envelhecimento saudável e cuidados com a saúde da mulher idosa frágil. O corpo feminino possui algumas peculiaridades e, por isso, em cada fase da vida, ela deve se atentar a alguns cuidados específicos”, destaca. 

A médica explica, ainda, que as mulheres estão cada vez mais expostas a doenças crônico-degenerativas como hipertensão, colesterol elevado, diabetes e obesidade, além de outras. “A ampliação do papel das mulheres na sociedade moderna veio acompanhada de várias mudanças no estilo de vida, incluindo o sedentarismo, a maior ingestão de alimentos processados e o consumo de tabaco e álcool, que passaram a ser mais frequentes. Houve uma mudança determinantes do processo saúde-doença das mulheres ao longo das últimas décadas resultando em maior prevalência de doenças cardiovasculares. Além disso, a sobrecarga de tarefas do trabalho e do lar, associados à falta de lazer, resultou no aumento dos transtornos de ansiedade, exigindo um cuidado maior da equipe de saúde. Nesse contexto, o acompanhamento feito pela atenção primária da saúde é importante por ser um atendimento global e longitudinal, em todos os ciclos de vida da mulher, com ações preventivas e de promoção da saúde”, pontua. 

Atenção primária na adolescência 

As mulheres na adolescência vivenciam inseguranças com as transformações do corpo e a descoberta da sexualidade, o que exige cuidados específicos. A atenção primária tem um papel fundamental nesse momento em que é essencial que o acompanhamento da equipe de saúde, seja pautado pela escuta ativa e orientações sobre as principais queixas dessa fase da vida, orientando as jovens sobre a prevenção das doenças mais prevalentes na adolescência, vacinação contra HPV e evitar a gravidez indesejada. “Esse público jovem merece atenção especial já que normalmente não procura atendimento médico espontaneamente, apenas quando tem algum problema agudo de saúde ou é levado pelo responsável que se preocupa em oferecer cuidados preventivos”, afirma Mariana. 

Vida adulta 

Nessa fase da vida, a rotina profissional e pessoal torna mais intensa e os cuidados preventivos, por vezes, mais distantes. Incluir acompanhamento médico anual, com a realização de exames preventivos, é importante para a saúde feminina, principalmente durante a fase reprodutiva e engloba orientações sobre prevenção de doenças crônicas, cuidados com a saúde mental e planejamento familiar. 

“Ao engravidar, os cuidados com a saúde da mulher são intensificados por meio do pré-natal, da atenção obstétrica durante todo o processo de desenvolvimento do bebê e inclui o acompanhamento da saúde da mãe durante e após o parto,” ressalta a profissional da saúde. 

Em relação a saúde ginecológica, as mulheres, em todas as fases da vida, devem ficar atentas ao surgimento de alterações do ciclo menstrual, sangramentos anormais, sangramentos após a menopausa, dor pélvica aguda ou crônica, nódulos mamários, corrimentos vaginais, úlceras genitais, verrugas vulvares, dor ao urinar, incontinência urinária e dor durante a relação sexual. Todas essas situações podem ser avaliadas inicialmente pela atenção primária. Caso haja um quadro de infertilidade e alterações na sexualidade, uma avaliação clínica também é fundamental. Nesses casos, a orientação é que a paciente procure um atendimento médico para avaliação dos sintomas e diagnóstico correto. 

A partir dos 25 anos, o rastreio do câncer de colo uterino deve ser feito anualmente e a partir dos 40 anos, a rotina de exames deve incluir a mamografia. Além disso, manter o calendário vacinal atualizado é fundamental para a prevenção de doenças, incluindo o HPV, febre amarela, Covid-19, e hepatites e outras. 

“O profissional da atenção primária acompanha todo o ciclo de vida da mulher cuidando das alterações hormonais e emocionais que surgem ao longo da vida, incluindo a menopausa, garantindo a saúde e o bem-estar da mulher”, frisa Mariana. 

Terceira idade 

A continuidade do cuidado com as mulheres é essencial com a chegada na terceira idade. Além da realização dos exames preventivos e de rastreio, como o Papanicolau e a mamografia, outros exames como a pesquisa de sangue oculto fecal e a colonoscopia são recomendações fundamentais, além dos exames laboratoriais de rotina, bem como a avaliação médica. Em casos específicos, pode ser necessário a utilização da reposição hormonal. 

Também é importante avaliar a densitometria óssea, promover o tratamento da osteoporose e osteopenia reduzindo o risco de fraturas e atuar no fortalecimento ósseo e muscular das mulheres, reduzindo os riscos de queda. O esquema vacinal continua sendo importante, e acrescenta outras vacinas específicas dessa faixa etária. 

A prevenção e a promoção à saúde são é a melhor forma de cuidar da saúde da mulher para o envelhecimento saudável. Manter a prática de atividade física e a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável são os principais aliados para que esse processo aconteça de forma natural e adequada. 

Sobre a Usisaúde 

A Usisaúde é uma operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier, que atua no segmento de saúde suplementar, ofertando planos de assistência médica, odontológica, saúde ocupacional e transporte aeromédico em vários estados brasileiros. Com 30 anos de mercado, é a maior operadora filantrópica do país e a mais renomada no Vale do Aço, com 60% de participação de mercado na região. Por cinco anos consecutivos, a Usisaúde recebe a nota máxima do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), principal avaliação das operadoras de planos de saúde, feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  

É pioneira no estado a alcançar a certificação norma ISO 9001, e em 2022, foi certificada na RN 507 – Nível II (prata), norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde.