Hospital Márcio Cunha, no Vale do Aço Mineiro, se destacou em 4º lugar em Minas Gerais, segundo levantamento da prestigiada revista de saúde, que considerou mais de 2.000 instituições de saúde de 28 países 

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade beneficente de assistência social, localizado em Ipatinga, no Vale do Aço Mineiro, está entre os melhores do Brasil. O levantamento World’s Best Hospitals 2023 (Melhores Hospitais do Mundo 2023) foi divulgado pela revista americana Newsweek. 

No ranking brasileiro, o HMC conquistou a 21ª colocação com a pontuação de 78,46%. Em Minas Gerais, a unidade está em 4º lugar entre as melhores do estado. O objetivo do estudo é fornecer uma comparação baseada em dados da reputação e desempenho do hospital entre os países. O ranqueamento levou em consideração as recomendações de especialistas médicos, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores médicos. 

Segundo a pesquisa, os melhores hospitais do mundo pertencem a um clube exclusivo de marcas que, além de oferecer atendimento, pesquisa e inovação de primeira classe, também são consistentes. De todos os hospitais do mundo, relativamente poucos podem fazer tudo isso ano a ano.

 Para o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, a classificação é o reconhecimento do trabalho sério realizado pela entidade. “Temos equipes capacitadas, infraestrutura de alto nível e profissionais acolhedores. É o resultado de muita dedicação voltada para a assistência humana, integral e de qualidade ao paciente. Temos evoluído constantemente em soluções na área de saúde, em pesquisas e tecnologia de ponta, assim como treinamento de nossos profissionais. Temos plena consciência de que temos muitos processos a melhorar, e esse é um compromisso de todos nós”, destaca. 

Além do Brasil, a pesquisa menciona hospitais de outros 27 países, incluindo Alemanha, Austrália, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido, que se destacam por sua excelência, envolvendo médicos renomados, cuidados de enfermagem de primeira linha e tecnologia de ponta. 

O Hospital Márcio Cunha

Referência para mais de 840 mil habitantes de 35 municípios da região leste de Minas Gerais, o Hospital Márcio Cunha (HMC) constitui-se de três unidades de atendimento, sendo uma delas exclusiva para tratamento oncológico. É credenciado para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros.

O hospital atende a 70% SUS, sendo o 5º em números de internações pelo SUS em Minas. Foi o primeiro hospital brasileiro a receber, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o certificado de Acreditação em Excelência no ano de 2003. Dentre sua trajetória de qualidade vale destacar o Prêmio Mineiro da Qualidade, recebido em 2007, troféu entregue a instituições cujas práticas de gestão alcançam a excelência. Desde o ano de 2015, passou a integrar o seleto grupo de hospitais a possuir a certificação internacional da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS/ NIAHO), patamar alcançado por apenas seis instituições brasileiras.

 Em 2017, tornou-se o primeiro hospital do país com a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), estágio 7, sendo também o único na categoria filantrópica de alta complexidade. Outro destaque para a unidade foi o reconhecimento internacional através da International Hospital Federation (IHF) pelas ações desenvolvidas na luta contra a Covid.  

 A FSFX 

A Fundação São Francisco Xavier, braço da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuando desde 1969, a FSFX conta com mais de seis mil colaboradores e está presente em seis estados brasileiros. Administra quatro unidades hospitalares, em Ipatinga, Timóteo e em Itabira (MG) com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, além de contabilizarem mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação é responsável, ainda, pela operadora de Planos de Saúde Usisaúde, com mais de 210 mil beneficiários; o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à graduação.