O Aeroporto da Pampulha completa 90 anos de operação nesta sexta-feira (03). A CCR Aeroportos, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto da Pampulha, reforça a importância do aeroporto para Minas Gerais e o Brasil, trazendo mais investimentos, desenvolvimento regional e geração de empregos para a cidade de Belo Horizonte (BH). O aeroporto possui o destaque para aviação executiva, com uma média diária de 130 voos, entre pousos e decolagens, de aeronaves executivas e de táxi aéreo. Além disso, mais de R$ 300 mil foram repassados, entre junho e dezembro, do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para BH.

O Aeroporto da Pampulha foi o primeiro aeroporto de Minas Gerais e possui uma história rica e importante para a cidade de Belo Horizonte. Fica localizado próximo do Complexo Arquitetônico da Pampulha (inaugurado em 1943 por Juscelino Kubitschek), desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Numa das extremidades do aeroporto, fica a famosa Lagoa da Pampulha.

Desde seus primeiros anos de operação, o Aeroporto da Pampulha possui um importante papel no desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte e de Minas Gerais. O aeroporto é conhecido como Aeroporto da Pampulha, mas, em 2004, uma lei federal homenageou o poeta e escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, denominando o aeroporto como Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – MG – Carlos Drummond de Andrade.

Na época da inauguração, um dos principais objetivos era atender aos voos do Correio Aéreo Militar, na chamada Linha de São Francisco (Rio de Janeiro a Fortaleza), como sendo uma das escalas, recebendo a denominação de Destacamento de Aviação. Atualmente, o aeroporto é considerado um dos grandes centros de manutenção de helicópteros e aeronaves executivas, comerciais e de pequeno porte do Brasil.

“A CCR Aeroportos reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional por meio de investimentos e melhorias no Aeroporto da Pampulha – que contribuem diretamente para a geração de novos negócios, empregos e renda”, afirma Rodrigo Cortes, gerente-executivo de Aeroportos da CCR Aeroportos.

Desde que a CCR Aeroportos assumiu a gestão do aeroporto, a concessionária seguiu com as manutenções necessárias na infraestrutura, como em iluminação, acessibilidade, sinalização e tecnologia, para adequação aos padrões operacionais. Esses investimentos proporcionam elevado nível de conforto, comodidade e segurança, melhorando a experiência dos passageiros.

Em linha com o objetivo da companhia, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e potencializar as vocações das regiões onde atua, a CCR Aeroportos lançou, ainda, o projeto Cidade de Hangares, que apresenta oportunidades de áreas para construção de hangares no Aeroporto da Pampulha. Com a previsão da entrega dos lotes prontos para a construção dos hangares em até 24 meses, a Cidade de Hangares oferece infraestrutura básica para viabilizar conforto, segurança e praticidade aos clientes e toda a cadeia de negócios da aviação executiva.