Quem opta pelo carro por assinatura tem a vantagem de dirigir um carro zero km sem precisar comprá-lo e ainda não precisa arcar com custos de manutenção, impostos, seguro e desvalorização que tiram o sono dos motoristas.

A assinatura de veículos tem ganhado espaço e mais adeptos diante de impostos e taxas cada vez mais onerosos. E um deles está batendo na porta do motorista que tem carro próprio. Março é a vez de arcar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que ficará mais pesado neste ano.

Com a alta da tabela FIPE, o imposto deve impactar diretamente no bolso do consumidor. Em média, a conta do IPVA deve ficar até 11% mais cara no Brasil, sendo que em alguns estados, como é o caso de Minas Gerais, esses valores tendem a ser maiores.

E não é só o IPVA que tem tirado o sono dos motoristas. As apólices de seguro de veículos tiveram aumento de 32% somente no ano passado, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para fugir desses impostos sem deixar de ter a comodidade de um carro, uma saída encontrada pelos consumidores tem sido a contratação de uma assinatura de veículos. A modalidade, muito comum em países de primeiro mundo, começa a crescer no Brasil e já representa 11% da frota total das locadoras do país. 

De acordo com último balanço disponível pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o tamanho da frota de carros por assinatura subiu de 80 mil para 110 mil em outubro de 2022.

Uma das locadoras que tem se sobressaído na oferta de carros por assinatura é a UseCar, pioneira no país nesta modalidade. À frente do mercado, a empresa faz parte do tradicional Grupo Carbel, holding que atua no setor automotivo há quase 60 anos e que conta com 15 concessionárias e uma rede de carros seminovos, o Carbig.com, maior revendedor de veículos seminovos de Minas Gerais. 

A UseCar tem atuação em todo o país e grandes praças em solo mineiro e paulista.

Como funciona a assinatura de veículos?

 

Na modalidade de carro por assinatura, o cliente não precisa investir alto na compra, na entrada ou no valor total de um financiamento de um veículo. Ele escolhe um modelo que mais lhe convém e aluga um carro zero km pelo contrato que pode variar de um, dois ou até três anos. Ao final desse contrato, pode renovar a assinatura para ter outro veículo novo na garagem.

O serviço tem conquistado os consumidores que são atraídos pelas vantagens e benefícios de utilizar um carro zero km, sem precisar se descapitalizar podendo investir o valor em outros projetos e ainda ficar longe de burocracias e taxas. 

“Na UseCar, o pacote de carro por assinatura pode ser de 12, 18, 24 ou até 36 meses. O cliente escolhe qual carro deseja e só tem que se preocupar em colocar o combustível. Taxas e impostos como IPVA, licenciamento, proteção veicular, manutenções previstas em manual e outros, ficam por conta da locadora e o cliente tem sempre o privilégio de dirigir um carro novinho”, conta Bruno Linhares, diretor da UseCar.

 

Quais os benefícios da assinatura de veículos?

 

Usuário do serviço de carro por assinatura há mais de dois anos, o empresário Ricardo Oliveira Caldas, sócio-proprietário da “Siga em Frente Treinamento para Habilitados”, em São Paulo, gostou tanto dos benefícios da modalidade que é cliente da UseCar na vida profissional e na pessoal.

 “Eu queria proporcionar mais qualidade e segurança aos meus clientes com carros zero km. Ter a possibilidade de oferecer um carro novo e ainda não se preocupar em gastos como IPVA, seguro, manutenção e outras taxas, foram essenciais para optar pela assinatura de um carro. Reduzi os custos em 20%. Hoje tenho 11 carros da UseCar por assinatura e ainda estou fechando contrato de mais três. E acrescenta. “O carro da minha família também é de assinatura. Fizemos as contas e tem sido mais interessante, prático e seguro”.

O empresário ainda explica que o investimento é feito na sua empresa. “O carro é um bem que desvaloriza. O que eu gastaria comprando um veículo zero à vista ou financiado, eu invisto na minha empresa. Além de oferecer conforto e segurança, tenho conseguido ter mais veículos”, ensina.