Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Em Minas Gerais, o Despoluir é coordenado, no setor de passageiros, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM).

Segundo o presidente da FETRAM, Rubens Lessa Carvalho, o programa estimula e defende um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

 O Programa Ambiental do Transporte Despoluir, já retomou as atividades em 2023, realizando aferições em empresas nas cidades de Itabira, Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Lavras, Bom Despacho, Itaúna, Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara, Araxá, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Patrocínio, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e João Monlevade no Estado de Minas Gerais.