Cemig foi parceira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no projeto MP Itinerante durante 2022. A iniciativa consistiu em levar, para cidades em várias regiões do estado, diferentes serviços por meio de unidades móveis de atendimento. Entre os meses de março e novembro do último ano, a Cemig promoveu mais de 700 atendimentos durante a realização do MP Itinerante, nos 21 municípios em que esteve presente com seu estande de serviços.

Praças de eventos, quadras de esportes e outros espaços públicos das cidades foram palco de inúmeras ações e atividades oferecidas pela Cemig. Os moradores de cada uma dessas localidades tiveram acesso a uma série de serviços ofertados pela empresa e puderam executar vários atendimentos, além de participarem de reuniões e palestras sobre diversos temas. Os encontros e as rodas de conversa permitiram que os técnicos da Cemig levassem à população informações importantes sobre o uso seguro e eficiente da energia, prevenção de acidentes com a rede elétrica, além de falar sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Recadastramento Rural, por exemplo. E as crianças puderam conhecer mais sobre diferentes temas como ética e cidadania em sessões de cinema.

O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, ressaltou a participação dos moradores nas atividades e destacou a presença da Cemig nessa iniciativa. “Vejo de forma muito positiva os resultados desse projeto e a sua realização é de grande relevância para a população mineira. Poder levar informações sobre a Cemig e fazer com que moradores de diferentes cidades do interior do estado conheçam mais os serviços da empresa é muito importante. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a participação da Companhia nesse projeto do Ministério Público”, avaliou.

Eficiência Energética

Além dos mais de 700 atendimentos feitos pela equipe da Cemig em seu estande de serviços, outra iniciativa que teve grande presença do público durante o MP Itinerante foi o caminhão/tenda tecnológica da empresa. Cerca de 1.650 pessoas visitaram o espaço e puderam desenvolver e participar de atividades que falavam sobre diferentes assuntos, entre eles o uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Por meio do circuito tecnológico do projeto educacional da Cemig, as comunidades contempladas com as ações do MP Itinerante tiveram contato com jogos sobre a conscientização e a importância da prevenção de acidentes com a rede elétrica, a necessidade de mudança de hábitos e as condições que favorecem a redução nas contas de energia, entre outros temas relacionados à área. Os visitantes também receberam materiais educativos sobre os vários temas abordados.

Projeto Itinerante

O MP Itinerante é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que possibilita o acesso à Justiça e a diversos direitos básicos e serviços, prestados pelo órgão e demais parceiros, aos moradores de cidades do interior do estado. A Cemig esteve entre os parceiros do projeto em 2022, disponibilizando diferentes ações e atividades para a população das cidades visitadas.

Outras parcerias

Além do MP Itinerante, a Cemig é parceira do MPMG em ações realizadas dentro do Programa Cidadania em Rede. O projeto tem como objetivos a articulação, mobilização e fortalecimento da rede de apoio e solidariedade de Belo Horizonte para a realização de ações de cidadania voltadas à população mais vulnerável do município.