Verão Arte Contemporânea (VAC) está de volta para a sua 15ª edição, após dois anos sem o evento na capital em razão da pandemia de Covid-19. O projeto se inicia no dia 16 de janeiro (segunda-feira) e terá uma excelente programação até o dia 05 de fevereiro. Reunindo artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em 7 espaços culturais de Belo Horizonte, todas as atividades do VAC terão entrada franca. Debutando, o VAC volta repaginado e em constante mudança. Agora, ainda mais contemporâneo e com uma promessa multiplicadora, o VAC irá mergulhar os belo-horizontinos em uma verdadeira experiência sensorial e de pertencimento artístico.

Neste ano, o festival, que é realizado e idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM), retoma o formato presencial em todas as suas atividades.

É que, como diz Ione de Medeiros, diretora do GOM, o VAC é sinônimo de mudança e futuro. “Foi um ano muito difícil para muita gente. E um projeto que é tão cuidadoso, não vai manter um padrão. A gente muda. É por isso que assinamos o evento como Verão Arte Contemporânea, sempre atentos ao tempo em que vivemos. E o VAC deste ano é uma adaptação total ao momento. Mudamos tudo.

Serão somente residências, porque é o formato mais adequado agora. E pedimos que as pessoas que irão participar tenham experiências prévias nas artes, para poderem ser multiplicadores, levando o que irão aprender para outros grupos ou para a sua arte pessoal. A proposta das residências é aprimorar a formação dos artistas, capacitando-os como multiplicadores das experiências e informações adquiridas nesse processo. Estamos pensando em algo para ter continuidade e fomentar trabalhos que serão formativos para o futuro”, afirma.

Para participar das residências, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário on-line e aguardar o retorno da organização do VAC, que, junto com os ministrantes das residências, irá aprovar a participação do inscrito ou não. Haverá na programação residências artísticas de música, teatro e dança. Ainda, todas as residências resultarão em mostras de trabalho, as quais o público poderá assistir gratuitamente.
 

Confira as residências disponíveis:

*Investigação da palavra como música: a palavra na cena – ministrada por Marcio Meirelles (Salvador/BA)

*Improvisação, uma zona determinada – ministrada por Dudude Herrmann (Belo Horizonte/MG)

*Encruzilhadas em movimento – ministrada por Léo Garcia (Rio de Janeiro/RJ)

*Vozes-Mulheres – ministrada por Júlia Tizumba (Belo Horizonte/MG)

*Poéticas da relação: da alegria de reencantar o mundo – ministrada por Altemar di Monteiro (Fortaleza/CE)
*O dialeto dos tambores – ministrada por Mateus Bahiense (Milho Verde/MG)
 

Além disso, a mostra de cinema do VAC 2023 apresenta aos belo-horizontinos a exibição da Perspectiva Rafael Conde, uma seleção da produção do premiado cineasta mineiro, homenageando sua trajetória iniciada nos anos 80. O público também poderá conferir o longa “Fronteira”, raramente exibido em tela grande na capital. Além disso, seu filme mais recente, “O suposto filme”, será lançado no VAC 2023 com a presença do diretor, que realizará um bate-papo com o público após a sessão. Os filmes poderão ser vistos somente de forma presencial com entrada franca.

O VAC exibe também a mostra “Paisagens Coreográficas Contemporâneas”, no Cine Humberto Mauro. Composta de vídeo-danças franceses e com curadoria do Grupo Oficcina Multimédia, a mostra apresenta um recorte das coleções “Paisagens Coreográficas Contemporâneas” e “Dança na Tela”, produções da “3ème Scène” da Opéra de Paris — integrantes da Cinemateca da Embaixada da França.


Os 14 títulos escolhidos apresentam um panorama da dança contemporânea francesa, mostrando desde métodos de criação de espetáculos até suas encenações. Essa mostra conta com o apoio do Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França e Embaixada da França no Brasil.

Já no Teatro Marília serão exibidos pela segunda vez no VAC, filmes de dança de renomados coreógrafos que integram o acervo Portrait do CN D França.
 

Essas exibições contam com a parceria do Centro Nacional de la Danse – CN D/França, do Instituto Francês e com o apoio do projeto Terça da Dança e do CRDança de Belo Horizonte.

Também em parceria com o CND da França, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil, o VAC exibe com exclusividade uma adaptação para o cinema do espetáculo cult “Jerk”, da renomada coreógrafa francesa Gisèle Vieènne.
 

Na literatura, o VAC 2023 realiza uma parceria com a “Urucum”, uma feira de arte impressa e de publicações de editoras e autores independentes, com foco em materiais com designer diferenciado, livros de artistas, livros objetos, zines, artes gráficas, lambes, gravuras e artes impressas com formatos, acabamentos, papéis, conteúdo e formas diversas. Nesta edição, o VAC também inaugura uma parceria com o Projeto ECOS – Modernismo Plural, a se realizar na Casa do Baile e entorno da Lagoa da Pampulha. Trata-se de um seminário que discute o idealismo e contradições do movimento modernista nas mais variadas expressões artísticas e seus desdobramentos na contemporaneidade, por meio de palestras, laboratório, oficinas e intervenções artísticas. Todas as atividades serão gratuitas. A edição de 2023 do VAC conta com a apresentação da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio e apresentação do UniBH. O Verão Arte Contemporânea 2023 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
 

Em razão da pandemia de Covid-19 e prezando pelo bem-estar e saúde de todos, o VAC irá solicitar, em todas as atividades do evento, o uso de máscara de proteção.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Serviço:15º Verão Arte Contemporânea — VAC retorna ainda mais contemporâneo e multiplicadorData: de 16 de janeiro a 05 de fevereiroIngresso: Entrada francaPara mais informações clique aqui.Redes sociais Instagram e Facebook: @veraoarteHashtags: #váeveja #VAC2023 #veraoarte #vac15Realização: Grupo Oficcina MultimédiaApresentação e Patrocínio:UniBHASSESSORIA DE IMPRENSA: Pessoa. Consultoria em Relações Públicas- PAULA GRANJA — (31) 99649-2968/ atendimento3@pessoacomunicacao.com.br
 



Apoio: Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes,Cine Santa Tereza, Casa do Baile, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, Cine Humberto Mauro, Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo do Estado de Minas Gerais, Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, CN D – Centre national de la danse, Shellac, Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte, Centro Cultural SESIMINAS BH, SESI/FIEMG,Funarte MG, Ministério da Cultura, Governo Federal, além das parcerias com os artistas integrantes da programação.