Serviço completamente digital, elimina burocracia, reduz o tempo de jornada do cliente na assinatura do carro, além de ser mais simples e seguro

Quem deseja um carro novo por assinatura pode efetivar toda a negociação online em uma jornada muito mais dinâmica, ágil e acima de tudo com segurança na compra. É o que propõe a locadora mineira UseCar, especializada em locação de veículos e terceirização de frotas, que acaba de lançar o seu e-commerce. A empresa, que foi pioneira a oferecer o serviço de carro por assinatura no Brasil, também é uma das primeiras a ter esse serviço em uma jornada de vendas totalmente digital. O investimento foi de R$ 1 milhão em infraestrutura e capacitação de colaboradores e a estratégia é a de união com parceiros de excelência no mercado. Um deles é a VTEX, uma das maiores plataformas de vendas do mundo, com clientes de multinacionais como Avon, Carrefour e C&A.

“Para garantir um serviço de vendas online de alta qualidade, o nosso plano de atuação envolve a verticalização de iniciativas com parceiros grandes e estratégicos, principais especialistas em suas áreas de atuação”, comenta Leonardo Nunes, gerente de inovação da UseCar.

Além da VTEX, outros gigantes foram escolhidos para dar solidez ao e-commerce: A Neoway, maior empresa da América Latina de Big Data é responsável pelo Big Data; a análise de crédito pela Deps e a comunicação multicanal está a cargo da mineira Take Blip. Uma equipe de mais de 40 pessoas esteve envolvida na estruturação do e-commerce entre time interno e parceiros.

Rapidez

O e-commerce da UseCar promete reduzir o tempo de jornada do cliente na assinatura de um carro 0km significativamente. O que era realizado em média de três dias, pode agora ser efetivado em cerca de minutos.

Nunes explica que anteriormente o processo envolvia algumas etapas burocráticas. “Era preciso entrar no site, preencher o formulário. Esse material chegava até à equipe de vendas que prestava uma consultoria para o cliente, quais os planos, os carros disponíveis. A equipe pegava a documentação para a análise de crédito. Depois dessa verificação, a digitalização das informações era feita de forma manual e o contrato devolvido para o cliente. Tudo isso passou a ser bem mais ágil”, pontua.

O e-commerce faz de forma automática toda a gestão de portfólio de produto. Isso fica exposto para o público. O cliente acessa o site  www.usecarbrasil.com.br e faz toda a jornada de escolha e assinatura por ali. Também poderá entrar em contato e tirar suas dúvidas por meio de uma plataforma multicanal, via WhatsApp, chat ou telefone.

Entre os benefícios do e-commerce da UseCar está a facilidade na digitalização completa da jornada do cliente, a redução de tempo, fluidez, segurança e praticidade, explica Nunes. “Nossa plataforma está integrada em sistema de nuvem. Em instantes temos retorno da aprovação ou não do crédito”.

Segurança

A segurança na assinatura é um dos itens mais levados em consideração. “Tudo foi pensado para oferecer facilidade e segurança ao nosso cliente. Temos um serviço eficiente, robusto e seguro porque estamos com os melhores de cada área e equipe capacitada que está na linha de frente para dar suporte ao cliente”. E acrescenta. “Além disso, confiança e credibilidade fazem parte do nosso conceito de trabalho. A UseCar pertence ao sólido Carbel Auto Group, um grupo tradicional e bem conhecido dos mineiros, que está há mais de 50 anos no mercado automotivo e financeiro.”

Segundo Leonardo, as tecnologias do e-commerce da UseCar possuem API (Interface de Programa de Aplicação). O API permite integrar as plataformas com mais facilidade, mantendo o nível de segurança. A tecnologia de Big Data permite também um mapeamento maior, mais preciso do perfil de compra para melhorar a experiência do cliente de uma maneira geral.  

“As plataformas são baseadas em nuvem, trazendo mais segurança e agilidade no fluxo das informações, nos dados”, completa Leonardo.