Parceria incentiva consumidor a realizar o descarte correto de resíduos em troca das tricoins, que garantem benefícios como desconto na fatura de energia, recarga de celular e desconto no cartão do transporte público

Com o objetivo de fomentar a reciclagem e estimular a economia circular, a Colgate-Palmolive patrocinou a instalação de 18 máquinas da Ambipar Triciclo em regiões da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ao todo, foram 16 máquinas ‘Retorna Machines’ e 2 ‘Deixaki’, que ajudam a ampliar a coleta de embalagens e materiais recicláveis. A instalação completa dos equipamentos acaba de ser finalizada em lojas do SAM’s Club, Americanas e Supermarket nas três capitais. Além disso, a Colgate-Palmolive também fechou acordo para instalação de uma “Deixaki” em sua unidade fabril de São Bernardo do Campo (SP) e uma “Retorna Machine” no escritório da companhia em São Paulo.

Como funcionam a Retorna Machine e o Deixaki

As ‘Retorna Machine’ recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles. Esses pontos são chamados de ‘tricoins’ e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para desconto na fatura de energia, recarga de celular, transporte público, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no Pagbank e no Mercado Pago. As ‘Retorna Machine’ podem ser encontradas no interior de estabelecimentos.

Já os ‘Deixaki’ são equipamentos maiores que ficam nos estacionamentos dos mercados ou hipermercados e podem receber diversos tipos de material, como papelão e eletrônicos. Para utilizar e participar, basta que o usuário acesse o app e site Triciclo, logue na sua conta e selecione a opção “Deixaki” para gerar um número de token. Com este número, basta identificar as sacolas contendo o material e depositá-las no Deixaki. Em até sete dias úteis após o depósito dos recicláveis, as ‘tricoins’ são concedidas aos usuários.

“Essa iniciativa traz visibilidade para o tema da gestão de resíduos, que é parte importante da estratégia de sustentabilidade da Colgate-Palmolive”, diz Riccardo Ricci, presidente da Colgate-Palmolive Brasil. “Uma vez que esses materiais são inseridos em um processo de logística reversa, podem retornar como novos para o consumo”, explica.

A parceria com a Ambipar Triciclo é mais uma iniciativa da Colgate-Palmolive para estimular a economia circular. No primeiro semestre deste ano, a empresa anunciou a obtenção do selo TRUE Zero Waste, concedido pela Green Business Certification Inc. (GBCI). A certificação atesta resíduo zero para as duas plantas e um centro de distribuição da companhia no Brasil.

Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo, acredita que a iniciativa entre as empresas cria um forte poder de engajamento e um senso de urgência quanto às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. “Como empresa, temos um papel fundamental perante a sociedade quando falamos sobre a preservação ambiental. Precisamos preservar hoje e, nesse contexto, a educação ambiental é essencial, principalmente para as gerações que determinarão o futuro da nossa sobrevivência”, comenta