✓ Aquarela Residencial Sênior faz parte do projeto Adoro BH e presenteou a população do bairro Santo Lúcia, onde fica localizada a instituição para idosos, adotando a Praça das Constelações

Os espaços públicos de Belo Horizonte, especialmente as áreas verdes, estão sendo mantidos e preservados por empresas civis com o objetivo de promover a requalificação urbana, paisagística, ambiental e desenvolver melhores formas de ocupação desses espaços. Belo Horizonte tem 352 áreas verdes adotadas, dentro do projeto “Adoro BH”, parceria da Prefeitura Municipal com a comunidade para tornar a capital mineira mais bonita e limpa. Entre as regiões que têm mais áreas adotadas estão a Pampulha, Oeste e Centro-Sul, com 101, 82 e 73, respectivamente. Para comemorar um ano de fundação, o Aquarela Residencial Sênior, instituição de longa permanência para idosos, resolveu presentear a população do bairro Santo Lúcia, adotando a Praça das Constelações, localizada na região.

A praça adotada fica na Rua Hidra, 211, e o local já vem recebendo cuidados especiais por uma equipe contratada pelo Aquarela para realizar o trabalho de conservação. As árvores foram podadas e passaram a receber métodos de tratamento e gestão de doenças e o espaço também ganhou cercas para inibir a passagem de pedestres nas áreas plantadas. Como contrapartida, o Aquarela pôde afixar placas com o seu nome. “Os cuidados que sempre temos com os nossos residentes agora se estendem à nossa comunidade, preservando o sentimento de bem-estar num lugar de grande convívio social”, ressalta Juliana Araújo, diretora de saúde da instituição. Ela destaca outro aspecto importante, a respeito da segurança. “As pessoas se sentem mais seguras para transitar na praça, seja para realizar atividade física, passear com a família ou mesmo apenas para se sentir integrado a um espaço verde”, assinala.

O programa “Adoro BH” não só busca preservar as áreas verdes de Belo Horizonte como também ciclovias, pistas de caminhadas e rotatórias em diversas regiões, além de bens culturais protegidos pelo patrimônio. Com a colocação de placas com o nome da empresa, além de garantir um espaço mais belo e seguro, ela ganha visibilidade a partir de uma ação de marketing, passando a ser vista por clientes em potencial como uma incentivadora de práticas ecológicas e de boa convivência.

“A propaganda é apenas uma consequência. Queremos que os familiares que visitam os residentes em nossa sede se sintam também confortáveis e acolhidos na rua, na praça próxima ao residencial”, afirma Juliana. A diretora lembra que a preocupação com a natureza não é algo novo no Aquarela, cujo projeto arquitetônico segue a tendência da biofilia, trazendo a Natureza mais para perto dos residentes. “Com isso conseguimos um equilíbrio físico e mental com materiais, cores e texturas relacionadas ao meio ambiente”.

Quem pode adotar?

Qualquer condomínio, pessoa física ou jurídica, mediante assinatura do Termo de Cooperação em que constem as regras para adoção do espaço público total ou apenas das suas áreas verdes, pode adotar um espaço público.