Projeto Tribos & Teatro, da ONG Parceiros Voluntários, levou arte, educação e cultura a centenas de jovens de quatro capitais brasileiras  

A potência cultural das artes cênicas e da dramaturgia como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta de Tribos & Teatro, desenvolvido pela Rede Parceiros Voluntários. O projeto contemplou educadores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de quatro cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia. Por meio do acesso a informações sobre cultura, especialmente as artes cênicas, os estudantes puderam ampliar a visão de mundo e o fortalecimento de suas identidades, através de vivências culturais, como oficinas e espetáculos teatrais que já estão sendo realizados nas escolas participantes.

A metodologia propôs, durante os meses de maio a dezembro, o compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências de forma interativa. Na capacitação online de liderança juvenil foram desenvolvidos elementos como O que é Tribos; autoconhecimento; empreendedorismo social; voluntariado e Responsabilidade Social Individual (RSI); Design Thinking; e práticas de impacto social. Já a capacitação presencial, realizada através de oficinas de teatro, contou com elementos como linguagem teatral; jogos de desinibição; consciência corporal; improvisação de cenas; e produção e apresentação de um espetáculo de teatro no final da edição, inspirado nas ações sociais realizadas pelos alunos, a partir das trilhas Educação para a Paz, Cultura e Meio Ambiente

De acordo com Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários, em Tribos & Teatro os educadores têm contato com metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; intensificação de rede de apoio entre professores de todo o país através de uma experiência acolhedora, e ainda recebem um certificado com chancela da UNESCO. Ele continua: — A vivência desperta nesses jovens um processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo, afirma.


Agenda de apresentações em Belo Horizonte: 
EE EE Eng Prado Lopes — 04/11 (sexta-feira). Às 13h | Peça “Jogos de Improviso”
EE Candido Portinari — 16/11 (quarta-feira), às 16h | Peça “216”
EE Walt Disney — 01/12 (quinta-feira); ás14h
EE Prof Alaide Oliveira — 02/12 (sexta-feira), às 14h | Peça “Festa de aniversário”
EE Pedro II — 05/12 (segunda-feira), às 14h30


Calendário por cidade: 

Aracaju: 25/11 a 09/12

Belo Horizonte: 1º a 05/12

Curitiba: 02 a 12/12

Goiânia: 08 e 09/12

O projeto Tribos & Teatro é realizado pela Parceiros Voluntários com o patrocínio das empresas Brinks, DLL, Cyrela, Gerdau e IBM, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros — sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.